Praia Grande abre desfile cívico-militar na Baixada Santista
Desfile da Cidade deve reunir cerca de 2 mil participantes
Por: PAOLA VIEIRA MTB: 43.705 | 27/08/2025
Praia Grande será a primeira cidade da Baixada Santista a realizar o Desfile Cívico-Militar deste ano, marcado para o dia 3 de setembro, às 8h, na Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão. O evento deve reunir cerca de 2 mil participantes entre alunos, entidades civis, programas sociais, secretarias municipais, forças de segurança e Forças Armadas.
Organizado pela Prefeitura em parceria com as Forças Armadas, o evento destaca-se como uma manifestação de cidadania e união social, celebrando a Independência do Brasil de forma democrática e inclusiva.
De acordo como o comandante do 2º Grupamento de Artilharia Antiaérea de Praia Grande, tenente coronel Antonio Celso Fernandes Neves, o desfile cívico-militar é uma celebração que retrata as capacidades e potencialidades do esforço de muitos em prol da sociedade praia-grandense. “É, portanto, uma sinergia entre a União, Estado e Município. É uma grande demonstração de força que militares e civis realizam, de forma conjunta, objetivando assegurar ao munícipe o compromisso da gestão municipal com o bem-estar e progresso social de nossa querida Praia Grande”.
O tenente coronel ainda reforça que ao observar o desfile militar, o cidadão deve compreender a envergadura das Forças Armadas e Policias, e, ainda, o esforço diário de homens e mulheres que devotam suas vidas ao objetivo maior de garantir a segurança do cidadão e a soberania de nossa pátria. “Ao contemplar o desfile cívico, o cidadão pode constatar o esforço da gestão pública municipal em assegurar as melhores condições para o crescimento e desenvolvimento do município. Neste desfile, temos a oportunidade de ver ´in loco´ os frutos do trabalho árduo de nossos gestores: a Educação ressaltando o nível e qualidade do ensino público municipal; o Esporte expondo os projetos e equipes esportivas que tem feito de Praia Grande uma potência regional; a Saúde com suas ambulâncias, equipamentos e programas que asseguram um elevado índice de efetividade e se consagra como uma referência a nível nacional e outras secretarias; além de brilhantes iniciativas civis desenvolvidas por associações e instituições que cooperam com o desenvolvimento social”.
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, reforça esta união da sociedade pelo desenvolvimento da Cidade. “Praia Grande tem uma linda história de união, transformação e superação. No desfile cívico a cidadania está ainda mais aflorada e ver todos os órgãos unidos, com o orgulho da nossa Cidade é um momento ímpar”.
No total, desfilarão cerca de 25 escolas entre municipais, do Estado e particulares, entidades como CAMP-PG (Circulo de Amigos do Menor Aprendiz), Escoteiros, participantes de programas sociais com Convier e PICs, além de atletas. As forças armadas também estarão presentes com representantes da Marinha, Aeronáutica e Exército, as Policias Militar, Civil, Guarda Civil Municipal e Bombeiros também desfilarão na Avenida Costa e Silva. A parada ainda terá apresentação dos veículos destes órgãos.
Local - A avenida Costa e Silva, no Bairro Boqueirão, homenageia o general Artur da Costa e Silva, que foi presidente do Brasil. A via é uma das principais artérias comerciais de Praia Grande, com cerca de 1,5?km de extensão, conectando pontos centrais como a Praça A Tribuna à Avenida Presidente Castelo Branco, outro marco histórico da cidade. Na década de 90 a avenida recebeu o desfile cívico como forma de demonstrar um “elo” entre a memória militar e a comunidade, reforçando o caráter cívico-militar do evento e a trajetória histórica da cidade.