PG recebe obras da Sabesp de esgotamento sanitário a partir desta semana
Inicialmente, os trabalhos estarão concentrados no Bairro Esmeralda
Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 20/06/2024

Praia Grande passa a receber a partir desta semana as obras de esgotamento sanitário da Sabesp que vão beneficiar com mais saúde e qualidade de vida cerca de 69 mil pessoas ainda em 2024. Parte do Onda Limpa, o maior programa ambiental da costa brasileira, os trabalhos vão contribuir também para melhorar as condições das praias e proteger a vida marinha num dos principais destinos turísticos do Estado.
Com as novas obras, Praia Grande vai atingir 90% de cobertura de esgoto em 2024 na área urbana formal, todo ele encaminhado para tratamento. Serão construídos 109 km de redes, 8 estações elevatórias e 15.500 ramais em imóveis até o fim de 2024. O primeiro trecho de trabalhos que se inicia será na região Trevo/Melvi, que foi dividida em duas frentes. As obras de saneamento da Sabesp continuarão em 2025. Serão mais 8.400 ligações de imóveis.
Inicialmente, os trabalhos para implantação de redes de esgoto vão interditar parcial ou totalmente, até 14 de julho, o tráfego de veículos na avenida Almeida Júnior. Na sequência, as interdições se estenderão para as avenidas Jairo de Camargo Martins, Pedro Américo, Vitor Meirelles e José Leandro de Carvalho. Essas vias ficam localizadas no Bairro Esmeralda. O período de bloqueios foi acertado entre a Sabesp e a Secretaria de Trânsito (Setran) de Praia Grande, com a instalação de sinalização e informações aos moradores, de forma a causar o menor impacto possível na rotina da região.
A execução dos serviços deve causar alguns transtornos passageiros nos bairros, mas é importante destacar os benefícios das obras à população. A infraestrutura em implantação vai coletar e levar para tratamento o esgoto dos bairros Samambaia, Esmeralda, Ribeirópolis, Trevo, Japurá, Nova Mirim, Anhanguera, Tupiry, Intermares e Imperador.
Programa Onda Limpa – Lançado em 2007, o Onda Limpa vem expandindo a coleta de esgoto na região metropolitana da Baixada Santista rumo à universalização do atendimento. A iniciativa está contribuindo para a melhoria da saúde, qualidade de vida e balneabilidade das praias de toda a costa paulista, com reflexos diretos na valorização imobiliária e atração de turistas. Em 2019, o programa chegou ao Litoral Norte, intensificando os trabalhos em saneamento na região.