Praia Grande adquire microscópio cirúrgico de alta tecnologia
Aparelho é destinado a procedimentos de neurocirurgia no Hospital Municipal Irmã Dulce
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 28/02/2024
A Prefeitura de Praia Grande adquiriu um moderno equipamento que vai auxiliar na realização de neurocirurgias no Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID), unidade-referência do Estado na Baixada Santista nessa especialidade. O novo microscópio cirúrgico possui funções automáticas e oferece altíssima definição nas imagens, proporcionando maior precisão nos procedimentos.
O aparelho aumenta em até 12 vezes a imagem, possibilitando a visualização de estruturas bem pequenas, facilitando a extração de tecidos tumorais malignos, por exemplo. Ele permite ainda longo alcance, flexibilidade e liberdade de posicionamento, facilitando a atuação dos neurocirurgiões.
“O novo microscópio é muito importante, pois oferece várias alternativas e vai facilitar muito as cirurgias de tumores cerebrais, microcirurgias vasculares, cirurgias de nervos periféricos. Isso vai melhorar muito a qualidade do atendimento da neurocirurgia no Hospital”, destaca o coordenador da neurologia do HMID, Imero Couto.
Desenvolvido pela multinacional alemã ZEISS, referência internacional em tecnologia, o equipamento Tivato 700 é um dos mais modernos do mercado. O aparelho foi utilizado em sua primeira cirurgia nesta terça-feira (27).
“A gente contava com um modelo anterior manual. Agora, esse novo modelo permite realizar o aumento e o foco nos controles de forma automática. O aparelho chega a aumentar 12 vezes o tamanho da imagem e tem uma iluminação que possibilita enxergar estruturas mais profundas, melhorando significativamente a qualidade da imagem”, afirma o neurocirurgião do HMID, Matheus Miranda Mendes.
Referência – O Hospital Municipal Irmã Dulce é um dos principais equipamentos de saúde da Baixada Santista. Com mais de 270 leitos, o equipamento público atende pacientes de toda a Região e conta com aparelhos modernos, de última geração, além de corpo clínico altamente capacitado.
O HMID é unidade-referência do Estado na Região nas especialidades traumatologia e neurocirurgia. No entanto, realiza cirurgias em diversas outras áreas, em especial cirurgia vascular, atendendo inclusive, casos complexos.
No Centro Cirúrgico do Irmã Dulce trabalham 15 equipes de diferentes especialidades: anestesiologia, traumatologia, vascular, cabeça e pescoço, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, otorrinolaringologia, neurologia, proctologia, urologia, pediatria, cirurgia torácica, bucomaxilo e cirurgia plástica. O local também recebe equipes vindas de hospitais de referência para captação de órgãos de doadores falecidos.
Maternidade – Outra área de destaque do Hospital é a Maternidade, a mais completa da Região, com equipe de neonatologistas, UTI neonatal totalmente equipada, estrutura que poucos hospitais de Região possuem. Isso, aliado a um acompanhamento de saúde completo durante o pré-natal na rede de Atenção Primária faz com que o Município tenha atualmente um dos menores índices de mortalidade infantil de sua história, com apenas 9,5 mortes para cada mil crianças nascidas vivas, segundo dados de janeiro.
A Maternidade recebeu apoio na equipe e conta com 26 leitos, além de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal para casos mais complexos e que, por isso, recebem pacientes de municípios próximos. Além disso, em 2023, a Prefeitura implantou um sistema de monitoramento neurológico 24 horas por dia de bebês prematuros, promovendo um melhor atendimento dos recém-nascidos e evitando lesões cerebrais e sequelas posteriores.