Praia Grande participa da Semana Estadual de Mobilização contra a Raiva
Atividades ocorrerão por toda a Cidade entre os dias 22 e 30 de setembro
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 19/09/2025

A Prefeitura de Praia Grande participa entre os dias 22 e 30 de setembro da Semana Estadual de Mobilização contra a Raiva, com inúmeras ações educativas pelo Município. O objetivo é conscientizar a população sobre a doença e os cuidados necessários.
O setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Saúde Ambiental de Praia Grande, será o responsável por desenvolver as atividades. A equipe estará presente em vários pontos da Cidade, levando informação e saúde para a população.
A primeira ação de orientação ocorrerá no Dog Park do Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo, na segunda-feira (22). Na terça (23) será a vez dos profissionais de saúde visitarem a Praça Zumbi dos Palmares, no Maracanã. Na quarta (24), quinta (25) e sexta (16) haverá rodas de conversa nos PICs Real, Melvi e Vila Alice, respectivamente.
A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Real receberá o time do IEC na segunda-feira (29). As ações se encerram na terça (30) com uma roda de conversa na Escola Municipal Roberto Mário Santini, no Bairro Guilhermina.
A raiva é uma doença infecciosa, altamente letal e transmitida de animais mamíferos para o homem. A principal maneira de transmissão é por meio da mordida, arranhadura ou lambedura de animais infectados. Além de cães e gatos, animais silvestres como morcegos, macacos e raposas também podem transmitir a raiva.
“Essa semana de mobilização serve para conscientizar as pessoas de que a doença é muito agressiva e letal e a única forma de combate é por meio da prevenção. Nós fazemos a vacinação de cães e gatos para que a gente possa cuidar do ser humano, porque os animais estão mais expostos do que a gente a se contaminar. E nós podemos contrair deles pelas secreções e excreções deles”, alerta a veterinária e diretora de Saúde Ambiental, Maria Fernanda Gonçalves.
É importante ressaltar que Praia Grande não registra casos de raiva há mais de 20 anos. Para garantir que essa doença não ocorra na Cidade, a equipe de Saúde Ambiental realiza periodicamente monitoramentos nos bairros, afastando a possibilidade de ocorrências deste tipo. A doença ocorreu nos últimos anos apenas em locais isolados do Estado de São Paulo e o Município está fora dessa zona de risco.
Vacinação – Em Praia Grande, a vacinação para cães e gatos está disponível às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 16h, na sede da Saúde Ambiental, que fica localizada na Rua Antônio Cândido da Silva, nº 711, no Bairro Vila Sônia. Para receber a vacina, o animal deve ter acima de cinco meses, estar saudável e ter o intervalo de um ano entre as doses.
Já para os humanos, a vacina é oferecida em casos após exposição à mordedura de cães ou gatos. A pessoa mordida por algum animal deverá lavar a ferida com água e sabão e procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais próxima de sua casa ou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude para avaliação da equipe de saúde.
O profissional analisa o caso e, se o animal tiver dono e for passível de observação, a pessoa deverá observar por 10 dias, não sendo necessária a vacina. Caso seja um animal de rua ou que não possa ser observado por 10 dias, a pessoa deve procurar a UPA Quietude ou a Usafa perto de casa para receber a vacina. O esquema vacinal é composto por quatro doses.