Praia Grande reforça a campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Maio Laranja trabalha essa problemática para alertar e conscientizar a população
Por: BEATRIZ BOTURÃO MTB: 91.943 | 30/04/2025

Cuidar da segurança das nossas crianças e adolescentes é um papel de todos! Entramos no Maio Laranja para alertar e conscientizar a população sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Infelizmente, essa ainda é uma realidade em todo o Brasil e Praia Grande intensifica ano a ano a luta contra esse problema. A subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) trabalha lado a lado com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca) e ao longo de todo o ano são realizadas ações de conscientização e prevenção, incluindo palestras e seminários, para informar a comunidade sobre a importância de denunciar e combater esse tipo de violência. Os Conselhos Tutelares e o Creas também colaboram com a luta pelo fim do abuso e exploração sexual de jovens e crianças. Forma-se, portanto, uma rede de apoio para quem mais precisa.
Campanha nacional – Praia Grande segue a campanha "Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes", que é nacional e visa mobilizar a sociedade para a prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual desse público. A iniciativa foi criada em 2009, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.
Para o presidente do Cmdca, Augusto Schell, ainda existem barreiras na sociedade para falar sobre e assunto, mas é extremamente necessário. “O diálogo e a exposição dessa temática faz toda a diferença para pensarmos em soluções para combater o abuso e a exploração sexual de jovens e crianças. Por isso buscamos sempre envolver a população para conscientizar a alertar sobre as formas de denúncia. Juntos, podemos criar uma rede de proteção mais poderosa”, disse.
Disk 100 - Se você é vítima ou souber de alguma criança ou adolescente que sofre algum tipo de violência, denuncie pelo Disk 100. O número está disponível diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. Também é possível procurar ajuda junto ao Conselho Tutelar, ligando 0800-773-9933, além da Polícia Militar pelo 190.