Praia Grande sedia Encontro da Educação Permanente em Saúde da Baixada Santista

Município é reconhecido por ser referência na formação e capacitação de seus profissionais

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 09/04/2025

Foto Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande

 

Praia Grande recebeu o Encontro Regional da Educação Permanente em Saúde, com a participação de representantes dos nove municípios da Baixada Santista. A atividade, que ocorreu na segunda-feira (7), foi sediada na sala de capacitação da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e evidencia o protagonismo da Cidade na formação e capacitação dos profissionais da rede.

 

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) em, Praia Grande é um setor da Sesap criado especificamente para a capacitação dos profissionais de saúde. Seu objetivo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento em saúde.

 

O encontro em Praia Grande serviu para dar andamento na formatação de uma cartilha regional da educação permanente, para nortear as ações dos gestores da Baixada Santista. A cartilha terá sua produção gráfica efetuada pela equipe da Subsecretaria de Comunicação, que também se reuniu com os técnicos da Região.

 

Segundo a diretora técnica do Núcleo de Educação Permanente em Saúde da DRS-IV – Baixada Santista, Maria José da Silva, a cartilha está sendo confeccionada a partir de uma verba obtida junto ao Ministério da Saúde. O objetivo é publicar o material ainda em 2025, com a realização de duas oficinas no final do ano para divulgar e trabalhar com esse conteúdo junto a todas as secretarias municipais de Saúde da Região.

 

“A cartilha vai trazer subsídios para os gestores municipais conhecerem a educação permanente e poderem implementar esse serviço na Região. O material mostrará o que é, como funciona, tratando do perfil da Região a partir de cada município. Ficou um material bastante interessante, demonstrando o que é a Educação Permanente Regional”, afirmou Maria José, que elogiou a estrutura de Praia Grande ao explicar o porquê de o Município ter sido escolhido para elaborar a cartilha.

 

“Em parceria na DRS-IV com os secretários de Saúde nós indicamos Praia Grande para ser a receptora desse valor até porque como falamos sempre, a educação permanente em Praia Grande é forte, organizada, bem coordenada. Entendemos que o Município já possui uma estrutura adequada e com uma equipe muito envolvida, comprometida, que desenvolve e traz novidades, novos conhecimentos. Então, essa parceria está sendo muito legal”, disse Maria José.

 

Responsável pela Divisão de Educação Permanente em Saúde e Comissão de Humanização da Sesap, Guilherme Augusto Braga Silva destacou a importância de receber esse encontro, que está intrinsecamente ligado à melhoria na qualidade do serviço de saúde ofertado à população. “Recebemos esse encontro com muita alegria, pois isso coloca Praia Grande dentro do protagonismo das ações e discussões sobre essa temática na Região. Mas sempre com um olhar voltado para toda a Região Metropolitana da Baixada Santista, trabalhando de forma colaborativa e integrada para que possamos caminhar juntos para avançar nas propostas e ações que vão além das educações continuadas, mas também tratam sobre processos de trabalho, sempre pensando regionalmente”.