Prefeitura de Praia Grande apresenta pautas prioritárias de infraestrutura e mobilidade à CPP

Durante reunião com representante da Companhia Paulista de Parcerias, foram discutidos dez temas estratégicos para o desenvolvimento da Cidade e da Baixada Santista

Por: PAOLA VIEIRA MTB: 43.705 | 16/05/2025

Foto: Renato Cobel / Prefeitura de Praia Grande
Foto: Renato Cobel / Prefeitura de Praia Grande



Importantes ações de infraestrutura, desenvolvimento urbano e mobilidade foram debatidas na quinta-feira (15) durante reunião entre o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e a diretora econômica da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Raquel Carneiro. No encontro, o chefe do Executivo municipal apresentou dez pautas estratégicas que impactam diretamente na qualidade de vida da população e no crescimento da cidade e da Região Metropolitana da Baixada Santista.

 

Entre os assuntos abordados, destacou-se a Via Expressa Sul, sob responsabilidade da concessionária CNL. Mourão solicitou o ajuste nos intervalos das roçagens e a conservação da área verde no entorno da rodovia, além da limpeza e manutenção dos canais laterais. A proposta é que essas ações ocorram no mínimo quatro vezes ao ano, reduzindo os riscos de alagamentos. Também foi apontada a necessidade de recapeamento da Avenida Roberto de Almeida Vinhas. A Via Expressa Sul tem 11 quilômetros de extensão por sentido e liga bairros do Boqueirão até o Mirim.

 

Outro destaque da reunião foi a requalificação da Avenida Diamantino Cruz Pereira Mourão, que liga a região da Curva do S até Solemar. A melhoria da via visa otimizar o fluxo de trânsito e beneficiar diretamente os bairros Ribeirópolis, Esmeralda, Samambaia, Melvi, Imperador, Princesa e Cidade da Criança.

 

A prefeitura também reiterou a importância da construção de passagens inferiores nos bairros Caiçara, Flórida, Cidade da Criança/Solemar e Princesa, além da melhoria da iluminação na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (sob jurisdição do DER), ações fundamentais para a segurança de pedestres e motoristas.

 

Outras demandas apresentadas incluíram a solução para o conflito no fluxo de veículos para o Viaduto Samambaia, a construção de uma via marginal da Curva do S até a divisa com São Vicente (sentido Mirim) e a antecipação do projeto executivo do Viaduto da Curva do S, previsto para ser finalizado em dezembro.

 

Outro tema tratado no encontro foi a expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até Praia Grande. O prefeito destacou os benefícios da proposta, que prevê a ligação da área continental de São Vicente ao bairro Sítio do Campo e, futuramente, ao Litoral Sul. Segundo Mourão, atualmente, cerca de 69 mil passageiros utilizam as linhas intermunicipais diariamente, com 138 ônibus circulando por hora no trajeto Praia Grande–Santos e vice-versa, levando até duas horas de viagem. Com a chegada do VLT, a estimativa é que o sistema passe a transportar mais de 75 mil pessoas por dia — atualmente, são 25 mil.

 

Para Mourão, o encontro com a CPP foi altamente produtivo. “A reunião foi muito boa. O Estado terá agora a sinalização clara de nossas demandas, que serão encaminhadas pela representante da CPP ao Governador e ao Secretário, para que possam ser tratadas em reunião com as concessionárias”.

 

CPP - A CPP foi criada como importante instrumento de suporte à viabilização de projetos de interesse do Estado de São Paulo, especialmente no âmbito do Programa de Parcerias Público-Privadas, tendo como missão apoiar o Governo do Estado de São Paulo na prospecção, concepção, estruturação, modelagem, implementação e monitoramento de arranjos negociais, com ênfase na gestão de ativos e nas parcerias com o setor privado, sobretudo quando envolvam a prestação de garantias ou algum suporte financeiro inicial e transitório.