PG adere à Política Nacional de Equidade, Educação para Relações Étnicos-Raciais
Abertura da 1ª fase do programa de Formação de Professores ocorreu nesta quinta (15)
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 16/05/2025
A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande aderiu à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), estabelecida pelo Governo Federal. Alinhado a esta proposta, nesta quinta-feira (15), ocorreu a abertura da 1ª Fase do Programa de Formação de Professores para a Equidade Racial na Educação. O encontro foi realizado no Porto Aprendiz, situado no Bairro Boqueirão, e contou com a participação de 30 docentes da rede municipal de ensino.
A secretária de Educação, Patrícia Almeida, participou da abertura do primeiro dia de curso. A subsecretária de Gestão Pedagógica, Ana Paula Candido, e os diretores das coordenadorias de Ensino Fundamental, Israel Batista, e de Ação Comunitária, Tulla Cesar, também prestigiaram o momento. Em Praia Grande, o professor responsável pelo Centro de Memória da Educação (CME), Cleber Bezerra, será o agente de governança local da Política e Equidade.
Os encontros serão presenciais e acontecem a cada 15 dias até o final de outubro. Praia Grande aderiu ao PNEERQ com o objetivo de aprimorar os índices de equidade na rede municipal de ensino. Neste contexto, o grupo terá como ponto principal discutir as relações e apresentar uma proposta de ações para a Secretaria de Educação com a finalidade de se formalizar políticas públicas voltadas para garantir uma educação mais equânime, independentemente da classe social ou racial.
Lecionando na EM Profª. Maria Nilza da Silva Romão, a professora Vanessa Aparecida da Silva Rego, fez questão de participar do curso. Para a docente, a adesão ao programa funciona como um sopro de esperança. "Aqui teremos a oportunidade de discutir a temática de uma forma mais abrangente. Algo que já é inerente ao meu trabalho, mas que agora ganha uma amplitude e um espaço onde poderemos debater e, posteriormente, propor medidas que sirvam como políticas públicas no que diz respeito à equidade social e racial na educação municipal em Praia Grande", afirmou.
"Estar aqui nos dá um gás, pois temos a possibilidade de sermos os multiplicadores. Durante os encontros, poderemos externalizar o nosso olhar crítico sobre o racismo estrutural, por exemplo, e quais mecanismos serão necessários para diminuir essa prática", enfatizou Vanessa Aparecida. "Daqui sairão práticas reflexivas a fim de, cada vez mais, contribuir para essa equidade. Tratar essas temáticas com o respeito que devem ser abordadas e conduzidas".
A professora Dhalilia Brito, que leciona na EM Governador Orestes Quércia, também participou do PNEERQ. Para a docente, a ação de a Seduc aderir ao programa do governo federal é um marco histórico para a educação em Praia Grande. "Entendo que o fato de começarmos a pensar em formas de fortalecer a equidade racial, partindo de nós, professores, é de extrema validade. Porque ações como essa sempre vêm da Seduc para o corpo docente. E, desta vez, o fluxo é contrário".
Para a docente, a implementação de políticas públicas voltadas para a equidade étnico-racial já estava em tempo de acontecer. "O racismo no Brasil é velado. A luta sempre foi para que se fale que tal prática de fato acontece. Por isso, penso que podemos sim enfrentar resistência por parte dos colegas. Mas se trata de um trabalho de formiguinha. A gente precisa acreditar na mudança, pois somos agentes de transformação".
À frente do grupo, o agente de governança local da PNEERQ, Cleber Bezerra, enalteceu a importância de Praia Grande aderir ao programa e se voltar para essa temática. "O papel da Secretaria de Educação, ao firmar a parceria com o programa, é crucial para darmos o primeiro passo. Uma vez que implementa essa ação, a pasta municipal entende ser necessário arregaçar as mangas, voltar os olhares para essa discussão e adotar iniciativas para que a educação seja mais justa para todos", enalteceu.