Prefeitura de Praia Grande orienta empresários sobre gestão dos resíduos da construção civil

Secretarias de Meio Ambiente, Trânsito e a Guarda Ambiental desenvolveram a atividade

Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 16/12/2025

 

A Prefeitura de Praia Grande trabalha para reduzir cada vez mais o descarte irregular de resíduos da construção civil. A Cidade tem desenvolvidos diversas ações para reduzir impactos ambientais, além de promover a organização urbana e a segurança atividades relacionadas ao setor.

 

Na segunda-feira (15), a Administração Municipal realizou uma apresentação de caráter orientativo com empresários dos segmentos de transporte, armazenamento, áreas de transbordo, triagem e destinação final de resíduos da construção civil (RCC). A atividade ocorreu na sala de capacitação da Secretaria de Educação (Seduc).

 

“Essa ação teve como objetivo fortalecer a gestão adequada desses resíduos em Praia Grande. Essa iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura com a construção de soluções conjuntas, baseadas no diálogo, na orientação técnica e na fiscalização responsável. Desta forma, a Cidade fortalece as políticas públicas que conciliam desenvolvimento econômico, proteção ambiental e qualidade de vida para a população”, comentou o secretário de Meio Ambiente praia-grandense, Valdir Pereira Ramos Filho.

 

A apresentação foi realizada pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Trânsito e da Guarda Ambiental de Praia Grande. Esses setores da Prefeitura atuam de forma integrada na fiscalização, orientação e ordenamento das atividades que envolvem a geração, o transporte, o armazenamento e a destinação do RCC.

 

Foram passadas diversas informações relevantes sobre o tema para os participantes. Entre elas, destaque para: procedimentos relacionados à fiscalização do transporte dos resíduos, incluindo a regularidade dos veículos, a documentação exigida e os fluxos operacionais; às formas adequadas de armazenamento; funcionamento e às exigências aplicáveis às áreas de transbordo e triagem; bem como aos locais licenciados de destinação final, reforçando a necessidade de cumprimento da legislação ambiental vigente.

 

“Procuramos abordar também as responsabilidades de cada elo da cadeia, envolvendo os transportadores de resíduos, os empreendimentos de armazenamento, os operadores de áreas de transbordo e triagem e as unidades de destinação final, além da importância do controle, do monitoramento e da integração de informações entre os órgãos públicos como instrumentos fundamentais para o combate ao descarte irregular”, disse o secretário.

 

Durante o encontro os empresários contribuíram com propostas e ainda apontarem desafios operacionais, gargalos e necessidades específicas de cada segmento. O debate de ideias serviu como uma etapa relevante para o aprimoramento da gestão dos resíduos da construção civil em Praia Grande.

 

Próximos passos – A Prefeitura de Praia Grande iniciará a elaboração de uma cartilha orientativa sobre o tema. O material deverá contar com informações claras e objetivas destacando responsabilidades, procedimentos e boas práticas relacionadas à gestão do RCC. Será programado também um novo encontro, desta vez com construtores, para ampliar o diálogo, esclarecer dúvidas e fortalecer a corresponsabilidade entre a Administração Municipal e o setor da construção civil.