Produção teatral do Palácio das Artes, ‘Alice Despedaçada’ é apresentada neste sábado (31)
Com entrada gratuita, peça aborda temas importantes como suicídio e depressão
07/10/2024
Matéria feita em 28/08/2024. Publicada somente após o período eleitoral em obediência à legislação eleitoral (artigo 73 da Lei Federal nº 9.504/97).
Por Gabriel Neves
O espetáculo ‘Alice Despedaçada’ retorna ao palco do Teatro Serafim Gonzalez em Praia Grande, neste sábado (31), às 20h. A entrada é gratuita, com os ingressos sendo distribuídos uma hora antes do início da apresentação no Complexo Cultural Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, no Boqueirão. A peça, totalmente produzida pelo Núcleo de Criação Artística do Palácio das Artes, navega por um gênero dramático, é escrita e dirigida por Selma Bosch.
A diretora ressalta que essa produção possui classificação indicativa de 14 anos e conta com uma hora de duração, sendo apresentada ao público com sucesso desde 2016. O enredo segue a mente de uma jovem que sofre de depressão e tenta suicídio. No desenvolvimento da apresentação, Alice busca entender as razões que a levaram a cometer um ato extremo de tirar a própria vida. Além disso, a jovem terá de enfrentar seus sentimentos.
“O espetáculo ‘Alice Despedaçada’ é fundamentado em depoimentos de jovens que enfrentam a depressão. Muitos deles sobreviveram a várias tentativas de suicídio ou automutilação, abordando, assim, um tema delicado e essencial. Portanto, não é recomendável a presença de crianças com idade inferior à indicada”, afirma Selma.
Selma explica que a peça vai muito além do conscientizar, mas também a contribuir a desestigmatizar questões de saúde mental, promovendo um diálogo aberto e informativo sobre ansiedade e depressão. “Temas como este, quando bem representados, provocam reflexões emocionais internas, incentivando o público a pensar sobre suas próprias experiências”, complementou.
A data escolhida para esta exibição também faz referência ao mês da campanha Setembro Amarelo, que se inicia no dia seguinte e é marcado como o mês de prevenção ao suicídio. “No próximo mês, a fachada do Palácio das Artes estará na cor amarela em solidariedade e conscientização a este movimento. A arte e a cultura promovem esse tipo de reflexão e trazem à tona muito dos problemas enfrentados em nossa sociedade”, complementa o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz.