Programa Conviver Caiçara promove atividades de bem-estar ao público idoso
Diversas práticas esportivas ajudam os alunos a melhorar a saúde física e mental
Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 07/10/2024

Matéria feita em 19/09/2024. Publicada somente após o período eleitoral em obediência à legislação eleitoral (artigo 73 da Lei Federal nº 9.504/97).
O Conviver Caiçara é uma das oito unidades do programa social existente em Praia Grande que tem como objetivo promover atividades ao público com mais de 50 anos. O local conta com aulas de yoga, alongamento, tênis, aulas de inglês e outras práticas para os alunos da unidade que, sempre muito empolgados, costumam realizar mais de uma atividade, o que torna a vida mais ativa com benefícios à saúde.
A maioria das aulas proporcionadas conta com um professor para auxiliar os alunos e passar os exercícios da melhor maneira, com foco no bem-estar físico e mental, o que faz do Conviver ainda mais procurado por quem deseja praticar atividades e não ficar parado.
Um grande exemplo de melhora na disposição de saúde é a aposentada Simone Pires Pinto, de 62 anos, que frequenta as aulas de Yoga e fortalecimento muscular do Conviver Caiçara. Segundo ela, os exercícios ajudaram na flexibilidade e na motivação para praticar atividades físicas. “As aulas de yoga me tornaram viva novamente. Eu estava muito tempo parada e hoje consigo fazer de tudo”.
O professor de yoga Antônio Fernandes conta que pratica a atividade há muito tempo e traz benefícios às articulações e à respiração, algo muito importante para o público do Conviver. “São aulas adaptadas para a terceira idade. Me sinto muito contente com esse trabalho porque muita gente me fala que está satisfeita”.
Outro exercício muito praticado é o alongamento, com uma média de 50 alunos inscritos. O responsável pelas aulas é o professor e educador físico, Inaldo Alves da Silva. Ele conta que a atividade tem como principal objetivo trabalhar o equilíbrio, a coordenação motora e a flexibilidade. “Trabalhando com o público idoso, eu consigo acompanhar como esse exercício físico ajuda na saúde deles e melhora a convivência social”.
Praticando alongamento e seguindo os passos do professor, a pensionista Marilu Ferreira da Silva, de 72 anos, tenta não perder nenhuma aula e adora fazer ginástica no Conviver Caiçara. “Se faltarmos um dia, a gente trava”, conta. Para ela, exercícios como o alongamento melhoram a saúde de várias formas e proporcionam uma importante convivência com outras pessoas. “ É bom para sairmos de casa, porque se não viermos os sintomas já voltam rapidamente”.
Outra atividade realizada na quadra do Conviver Caiçara é o tênis, em que os frequentadores se reúnem para praticar de segunda e quarta-feira na parte da manhã, até o começo da tarde.
O aposentado Ubirajara Carecho, de 84 anos, pratica o esporte há 5 anos. “Já disputei campeonato pela Prefeitura e peguei medalha de ouro”. Carecho vai ao local com seus colegas para aproveitar o lazer e se exercitar. “ O tênis é uma atividade para nos trazer saúde e para não ficar parado”.
A diretora do Conviver Caiçara, Silvia Helena Rebustini Bonito, explica que proporcionar essas atividades para o público é muito prazeroso, já que tira muitos idosos de casa e possibilita uma interação entre os alunos. “A qualidade de vida deles muda bastante. Vão menos aos hospitais, saem de crises de depressão e consomem menos medicações”.
O Conviver Caiçara é uma das oito unidades do programa na Cidade, e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, repleto de atividades ao público da Melhor Idade. O endereço é Rua Maria Antunes Navarro, nº 1.453, esquina com a Rua São Domingos, no Bairro Caiçara, em Praia Grande e o telefone para mais informações é (13) 3594-7497.