Programa Saúde na Escola percorre unidades de ensino de Praia Grande
Ação ocorre em parceria entre as secretarias de Saúde e da Educação
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 01/07/2025
Com uma série de ações de prevenção e promoção à saúde, a Prefeitura de Praia Grande está levando saúde para os estudantes da rede pública de ensino. A medida faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e está sendo efetuada nas unidades de ensino por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde Pública (Sesap) e da Educação (Seduc).
Em Praia Grande, sete escolas foram contempladas com esse programa, que recebe recursos do governo federal. São elas: E.M. Idalina da Conceição Pereira (Vila Sônia), E.M. Gregório França de Siqueira (Samambaia), E.M. José Ribeiro dos Santos Cunha (Glória), E.M. Maestro Luiz Arruda Paes (Nova Mirim), E.M. Arquiteto Oscar Niemeyer (Princesa) e E.M. Florivaldo Borges de Queiroz (Ocian).
As Unidades de Saúde da Família (Usafas) do território da unidade escolar fazem o contato e desenvolvem o planejamento e a programação das ações, definidas de acordo com o público e as necessidades da população. E as atividades contemplam inúmeras iniciativas, como orientação em higiene bucal e palestras sobre prevenção às cáries, avaliação ocular, palestras sobre prevenção a doenças, saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, alimentação saudável, promoção da atividade física, entre outros temas.
Criado em 2007, o Programa Saúde na Escola é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação e visa promover a saúde e a qualidade de vida dos estudantes da rede pública de ensino. O PSE integra ações de educação e saúde para garantir um ambiente escolar favorável ao desenvolvimento integral dos alunos, por meio da prevenção, promoção e atenção à saúde.
“Essas unidades escolares foram escolhidas pois estão inseridas em comunidades com maior vulnerabilidade social, portanto, com crianças e adolescentes com maiores necessidades. E nos mobilizamos para garantir o respeito ao princípio de equidade do SUS, ofertando a esse público o acesso aos serviços de saúde”, explica o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima.
Vacinação – Uma das ações definidas pela Sesap como obrigatórias dentro do PSE é a imunização dos estudantes. O objetivo é elevar a cobertura vacinal também nos pequenos, aumentando a proteção contra doenças diversas. Na última sexta-feira (27), a E. M. Idalina da Conceição Pereira, no Bairro Vila Sônia, recebeu a equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Antártica para a aplicação de diversas vacinas presentes no calendário nacional de imunização.
Para que a vacinação se torne possível, é necessário que os pais assinem um termo autorizando que seu filho seja imunizado. Esse documento é devolvido à escola junto com a carteirinha de vacinação, para que a equipe de saúde saiba qual vacina deve ser aplicada. No entanto, caso o aluno não tenha a carteira, o esquema vacinal é realizado, tudo para garantir a proteção das crianças e adolescentes.
“É importante aproveitar a oportunidade de a criança estar na escola e poder receber a vacina. Não atrapalha o andamento da aula e a vacinação é uma forma de proteger a criança e os amigos da escola”, declara Soraya Santos da Rocha, enfermeira da imunização da Vigilância Epidemiológica da Sesap.