Representantes da Comunidade Trans festejam mês da visibilidade no Estação Verão Show
Apresentações de Pabblo Vittar, Pedro Sampaio e Marina Sena animaram a turma
Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 29/01/2026
No mês da visibilidade trans, representantes da Comunidade Trans da Baixada Santista se uniram em um momento de festa e celebração no último sábado (24), no Estação Verão Show, em Praia Grande. Na data, os shows de artistas engajados na causa LGBTQIAPN+ animaram o público. Ao som de Pabblo Vittar, Pedro Sampaio e Marina Sena, os visitantes se divertiram.
Dia 29 de janeiro é oficialmente o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Criada em 2004, a data celebra o orgulho, a existência, a conscientização e a resistência da comunidade trans e travesti, dentro do movimento LGBTQIAPN+ no Brasil.
Mulher trans, de 47 anos, moradora de Praia Grande, Morena Flower Santana, avalia ter muita luta pela frente, porém não pode deixar de comemorar o que já foi conquistado, especialmente na Cidade. “A comunidade me trata como a mulher que eu sou. No postinho, nos serviços, a Cidade dá liberdade para me expressar como eu sou. Ainda temos que conquistar espaço, especialmente, no que diz respeito ao emprego, para conquistarmos posições cada vez mais dignas para as pessoas trans”.
Também mulher trans, representando a Cidade de Peruíbe, Ludmila Moller de Melo Cunha, de 51 anos, concorda que a questão trabalho é um ponto sensível em relação à comunidade trans, porém a visibilidade tem aumentado no país, ao menos artisticamente. “Temos muitos artistas trans e travestis ganhando espaço, isso é fundamental para a visibilidade, porém nosso país está passando por um momento em que o conservadorismo está muito forte. A participação de artistas LGBTQIAPN+ nos shows é fundamental para que as pessoas vejam que somos seres humanos, pagamos impostos como qualquer pessoa e precisamos de políticas públicas, especialmente no mercado de trabalho, já que 90% das pessoas trans estão trabalhando de maneira informal”.
A secretária de Diversidade e Inclusão de Praia Grande, Vera Benício, que recepcionou o grupo no evento, destacou que o Dia da Visibilidade é uma oportunidade de as pessoas se conscientizarem. “Essas pessoas precisam ser lembradas. Desde o ano passado a Administração tem buscado dar voz a todos os públicos LGBTQIAPN+, com ações voltadas à quebra de preconceitos, conscientização de saúde e valorização da cultura”.
