Saúde de PG realiza capacitação sobre prevenção ao HIV e combate à violência e abuso infantil

Atividade envolveu os profissionais que trabalham nas Usafas

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 22/05/2025

Foto: Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande
Foto: Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande


 

Os profissionais de saúde da Rede de Atenção Primária de Praia Grande receberam duas importantes capacitações esta semana. Os temas “Estratégias de Prevenção ao HIV: PEP e PrEP” e “Combate à Violência e ao Abuso Infantil” foram apresentados conjuntamente no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, em quatro períodos entre terça (20) e quarta-feira (21), para mais de 320 trabalhadores que atuam nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município.

 

A equipe do Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Praia Grande iniciou a atividade explicando sobre a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP), dois serviços gratuitos e disponíveis à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A PrEP consiste no uso diário ou sob demanda de medicamentos antirretrovirais (ARV) para pessoas que não vivem com o vírus. Ela deve ser tomada antes de uma exposição ao risco e é priorizada a quem vive em situação de maior vulnerabilidade ao HIV.

 

Já a PEP é uma medida de prevenção ao HIV em casos de exposição ao vírus, como a preservativo sair, romper ou não ter sido utilizado no sexo, além de casos de violência sexual e acidentes ocupacionais. É importante iniciar a profilaxia em até 72 horas, de preferência nas duas primeiras horas após a exposição. A duração do tratamento é de 28 dias.

 

A psicóloga Fátima Aparecida da Silva destacou que as situações de exposição ao HIV configuram atendimento de urgência, por isso, é fundamental o início precoce do tratamento, garantindo maior eficácia da prevenção. Ela enfatizou ainda a importância de o atendimento ser humanizado e sem julgamentos. “Nós estamos lá para acolher, cabe ao profissional identificar barreiras e facilitadores da adesão aos medicamentos para cada indivíduo, evitando julgamentos ou juízos de valor”.

 

A enfermeira Patrícia Gomes Saraiva destacou a importância da realização da testagem rápida, disponível nas 31 Usafas, como estratégia de diagnóstico, prevenção e tratamento. Já a farmacêutica Patrícia Cavalcante Silva orientou sobre os medicamentos disponibilizados na rede municipal para o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e também lembrou que a PEP é disponível no CTAP de segunda a sexta-feira, mas, nos casos de emergência, à noite e aos finais de semana, o serviço é disponibilizado no Município no Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, e na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude.

 

Em um segundo momento, as assistentes sociais Alessandra Ramos, da Secretaria de Assistência Social (Seas), e Luciana Galvão, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), abordaram sobre o combate à violência e ao abuso infantil. A atividade faz parte do Maio Laranja, mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

As especialistas explanaram sobre o Serviço de Recebimento e Monitoramento de Denúncias (SRMD) e trataram a respeito do serviço de Escuta Especializada, um procedimento feito por profissionais que atuam na rede de proteção do Município visando acolher a vítima ou testemunha de violência. Seu intuito é fazer com que todos os profissionais conheçam os caminhos para levar a denúncia adiante, caso sejam informados sobre algum episódio de violência ou abuso desta natureza.

 

“Nosso objetivo é qualificar a forma como a gente faz essa escuta, para que essa criança, a partir do momento em que ela faz essa revelação a um profissional em quem ela confiou, a gente possa ouvir, registrar esse relato e fazer circular a informação e não a criança pelos serviços. A escuta deve servir para que a gente possa ofertar o provimento de cuidados para garantir a proteção e os direitos dela”, disse Alessandra.

 

Campanha – Praia Grande segue a campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, que é nacional e visa mobilizar a sociedade para a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual desse público, por meio de iniciativas realizadas ao longo de todo o mês, chamado de Maio Laranja. A ação foi criada em 2009, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

 

Disque 100 – Se você é vítima ou souber de alguma criança ou adolescente que sofre algum tipo de violência, denuncie pelo Disque 100. O número está disponível diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. Também é possível procurar ajuda junto ao Conselho Tutelar, ligando no 0800-773-9933, e na Polícia Militar, no número 190.

 

SAE/CTAP – O Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) estão localizados na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar, no Bairro Boqueirão. O horário de atendimento para a realização dos testes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

 

NEPS – Responsável pela capacitação, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.