Servidores municipais de PG participam de campanha sobre os cuidados com a Saúde Mental
O objetivo é promover a conscientização sobre o tema no ambiente de trabalho
31/01/2025
Por: MIchel Penna
Janeiro é o mês em que se realiza a campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental. Conhecido como “Janeiro Branco”, esse movimento social foi criado no Brasil em 2014 e busca chamar a atenção para a construção de uma cultura sobre o tema na vida das pessoas. Pensando nisso, as secretarias de Administração (Sead) e de Saúde Pública (Sesap) da Prefeitura de Praia Grande promoveram, nesta sexta-feira (31), um treinamento essencial para os servidores municipais.
Com o tema “Saúde Mental e a Relação com o Trabalho”, cinco palestrantes explicaram um pouco mais sobre os diferentes tipos de transtornos que mais acometem os profissionais, como a ansiedade, e destacaram os cuidados necessários para se ter uma vida mais saudável e equilibrada, no ambiente de trabalho e fora dele. A atividade foi coordenada pela Divisão de Treinamento e Capacitação da Sead, em parceria com a Divisão de Medicina do Trabalho da mesma secretaria e com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Sesap.
“O objetivo de atividades como essa é estimular o autoconhecimento, proporcionar a reflexão de como está a nossa vida atualmente e do que podemos melhorar ou equilibrar em nosso dia-a-dia para alcançarmos um maior bem-estar”, disse uma das palestrantes, a psicóloga do NEPS, Ana Cristina Zordan.
“Esse bem-estar que citamos nos ajuda a aceitar melhor as exigências que a vida nos apresenta, inclusive na manutenção da saúde mental no ambiente profissional”, complementou a psicóloga de Medicina do Trabalho da Sead, Natally Gregório.
“Somos pessoas únicas, cada um à sua maneira, e há diferentes ocasiões que podem ou não nos afetar: como relações sociais, familiares, profissionais ou ainda situações financeiras, emocionais e etc. Sem contar que o que pode ser o ponto forte de uma pessoa não necessariamente é o da outra. Cada um tem sua personalidade e suas particularidades e o segredo para lidar com tudo isso é o equilíbrio. Todos temos que buscá-lo dentro de nós, pois é realmente difícil termos o controle de tudo com o que lidamos”, ressaltou a também psicóloga de Medicina do Trabalho da Sead, Vanessa Sula.
Outra psicóloga de Medicina do Trabalho da Sead que ministrou o treinamento foi Flávia Batista. Completando o time de palestrantes do dia, também teve a terapeuta ocupacional e responsável pelo CAPS Infantil, Cinthia Bissa.