Setran, Seduc e CNL realizam ação de conscientização sobre trânsito seguro

Evento foi realizado na E.M Governador Franco Montoro em comemoração ao Dia do Estudante

Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 11/08/2025

Foto Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande

O Dia do Estudante foi comemorado na E.M Governador Franco Motoro com muita conscientização sobre trânsito seguro. O evento foi uma parceria da Secretaria de Trânsito (Setran) e Secretaria de Educação (Seduc) com participação da Concessionária Novo Litoral (CNL) e impactou cerca de 300 alunos de 6º e 9º anos. Os estudantes participaram de uma dinâmica com óculos que simulam sintomas de embriaguez. O objetivo é conscientizar desde cedo sobre os perigos de ingerir bebidas alcoólicas e dirigir. Além de transformar os jovens em agentes multiplicadores de informações. A CNL é a empresa responsável pela administração da Via Expressa Sul e da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, vias que cortam a Cidade.


A aluna do 6º ano D, Ana Clara Ramos Santicioli, gostou de participar da dinâmica. “Eu achei muito bom, pois mostra para todos que beber e dirigir não é algo legal e não faz bem para ninguém. Quando chegar em casa vou contar o que aprendi hoje para os meus pais e para meu irmão mais velho que já tem habilitação para reforçar que sempre precisamos ter atenção e responsabilidade para evitar acidentes”.


Isabelly Milenny Ariza de Lima, aluna do 9º A, também achou a experiência enriquecedora. “Foi muito interessante como a escola propôs isso para a gente, trazendo alunos de diferentes faixas etárias para entender sobre como funciona a responsabilidade no trânsito. Eu usei os óculos no circuito e fiquei muito tonta, isso mostra que álcool e direção não são uma boa combinação, é algo muito perigoso”.


A assistente técnica pedagógica, Viviane Maria Borges de Almeida, comentou sobre a importância de momentos como esse. “Acreditamos que aprender sobre o papel de cidadão, as responsabilidades que precisamos ter no local que vivemos é primordial para a formação dos alunos. Por isso, entender como funciona o trânsito e o que é necessário ser feito para os acidentes serem evitados é importante para o futuro deles, principalmente quando se trata do tema álcool e direção. Eles estão empolgados, participando ativamente e isso com certeza vai trazer bons resultados para a vida deles”.


“Essas parcerias com outras secretarias e também com empresas, como a CNL, são fundamentais para que possamos ter ainda mais alcance nas nossas ações e no nosso trabalho de educação no trânsito. Falar com os mais jovens e mostrar os perigos da embriaguez no volante fará com que a longo prazo tenhamos motoristas mais conscientes. Sem contar que esses alunos passam também a cobrar os seus responsáveis para que não infrinjam as regras. Quem ganha com isso somos todos nós, passando a ter um trânsito mais seguro”, declarou o secretário de Trânsito, Marcelino Gomes.