Todos os medicamentos do Farmácia Popular passam a ser oferecidos de graça

Praia Grande conta com 22 drogarias credenciadas junto ao programa

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 20/02/2025

Arquivo / Fred Casagrande
Arquivo / Fred Casagrande


O Ministério da Saúde anunciou na última semana a total gratuidade do Programa Farmácia Popular. Agora, os 41 medicamentos que fazem parte do programa passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas. O Município de Praia Grande conta atualmente com 22 drogarias credenciadas junto ao programa, beneficiando a população atendida na Cidade com remédios gratuitos.

 

A medida favorece especialmente os pacientes elegíveis às fraldas geriátricas, que foram incorporadas à gratuidade total após essa nova medida. Anteriormente, a maioria da população precisava pagar uma coparticipação para obter esse insumo e também para adquirir a dapagliflozina, remédio indicado para o tratamento de diabetes em casos relacionados a doenças cardiovasculares.

 

Para retirar os medicamentos na Farmácia Popular basta apresentar um documento de identificação com foto, CPF e a receita médica, que pode ser tanto da rede pública quanto de serviços particulares, desde que esteja dentro do prazo de validade. No entanto, para acessar as fraldas geriátricas e os absorventes, são necessárias outras comprovações.

 

No caso das fraldas geriátricas, direcionadas para pessoas com incontinência urinária, elas são destinadas a quem possui idade igual ou superior a 60 anos e a indivíduos com deficiência. É necessário apresentar, além dos documentos citados anteriormente, a prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso. Na hipótese de paciente com deficiência, deve conter a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID). Para pacientes acamados, um representante legal ou procurador poderá retirar os insumos, mas deverá apresentar, além da receita médica, documento oficial com foto e CPF do beneficiário titular.

 

Já o acesso aos absorventes é destinado a mulheres de 10 a 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. Para estudantes da rede pública de ensino, a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo. Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda.

 

Para esse público acessar o benefício, basta se dirigir a uma unidade credenciada do Farmácia Popular, apresentar um documento de identificação oficial com número do CPF e a ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’, em formato digital ou impresso, que deve ser gerado via aplicativo ou site do ‘Meu SUS Digital’ (https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/seidigi/meususdigital) – nova versão do aplicativo Conecte SUS – com validade de 180 dias. A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por responsável legal.

 

Sobre o programa – A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal que promove parceria com farmácias e drogarias da rede privada, visando complementar a oferta de medicamentos utilizados na rede de Atenção Primária à Saúde. Assim, além das Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais, o cidadão pode obter medicamentos, gratuitos ou com desconto, nas farmácias e drogarias credenciadas ao programa.

 

O Programa Farmácia Popular oferece para toda a população diversos medicamentos gratuitos. É o caso daqueles destinados ao tratamento de asma, hipertensão, diabetes, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), doença de Parkinson, glaucoma, rinite, além de anticoncepcionais, fraldas geriátricas e absorventes.

 

Clique aqui e conheça as drogarias credenciadas ao Farmácia Popular em Praia Grande

 

Rede municipal – Os munícipes contam com amplo acesso a medicamentos em Praia Grande. Além das drogarias conveniadas pelo Programa Farmácia Popular, as Unidades de Saúde da Família (Usafas) e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude (que funciona, inclusive, aos finais de semana) possuem farmácia para distribuir os medicamentos adquiridos pela Administração Municipal. Já os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) II Mirim e Boqueirão fazem a distribuição de diversos medicamentos de uso controlado.

 

Outro diferencial de Praia Grande é a dispensação nas Usafas, de forma gratuita, dos remédios de alto custo: https://www2.praiagrande.sp.gov.br/noticia/ver/59216/descentralizacao-da-farmacia-de-alto-custo-amplia-acesso-a-populacao-em-praia-grande (cujo fornecimento é de competência do Governo do Estado). De forma pioneira, o Município trouxe esses medicamentos, que originalmente são distribuídos em Santos, para as unidades de saúde praia-grandenses. Com isso, ficou mais perto dos munícipes o acesso a esse tipo de medicamento, sem a necessidade de se deslocar a um ponto único na Cidade, como é costume na maioria dos municípios. Apenas medicamentos específicos, de controle especial, são obrigatoriamente retirados junto ao Departamento Regional de Saúde IV, em Santos.

 

Outro serviço oferecido por Praia Grande é a distribuição mensal de absorventes higiênicos para mulheres em vulnerabilidade social. A ação, que visa combater a pobreza menstrual, é realizada pela equipe do Programa Consultório na Rua (Conar), que atende pessoas em situação de rua com um veículo, tipo van, e equipe completa, formada por médico, cirurgião-dentista, psicólogo, assistente social, enfermeira, auxiliar e técnica de enfermagem. A equipe faz mensalmente a distribuição de absorventes para as mulheres em situação de rua, promovendo a elas dignidade menstrual.