‘Verão no Clima’ conscientiza sobre questões ambientais e atrai mais de 1.500 pessoas
Mutirão de limpeza da praia foi destaque da ação ambiental, sábado (15), em Praia Grande
Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 17/03/2025
Aos dois anos de idade, a pequena Estella Ferrai estava muito concentrada e trabalhando duro para retirar os resíduos da faixa de areia do Bairro Guilhermina, em Praia Grande, no sábado (15). Um exemplo de cuidado com o meio ambiente a ser seguido. Ao lado dos pais, Ricardo e Camila Ferrari, a jovem era um dos participantes do mutirão de limpeza do projeto Verão no Clima, que ocorreu na Cidade.
A ação reuniu mais de 1.500 pessoas e teve como um dos principais objetivos conscientizar as pessoas sobre a importância de não se jogar lixo nas praias. Uma ampla estrutura foi montada na praia do Bairro Guilhermina. Além do mutirão de limpeza, diversas atividades foram disponibilizadas para munícipes e turistas ao longo de todo o sábado. Entre elas: brincadeiras para as crianças, oficina ambiental, aulas de fitdance e frescobol, espaço da mulher com trancistas, além de áreas voltadas para instituições e órgãos como Sabesp, Cetesb, Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do Município, e o Grupo Formiguinhas da Praia.
“É com alegria que Praia Grande recebe mais uma vez o Verão no Clima. Esta ação chama a atenção para a importância que cada um tem na preservação do meio ambiente. As pessoas precisam mudar algumas atitudes, como, por exemplo, jogar lixo nas praias. A união dos voluntários, poder público e entidades pode fazer a diferença”, destacou o secretário de Governo da Prefeitura, Cássio Navarro.
Durante cerca de uma hora os voluntários que participaram do mutirão de limpeza na faixa de areia, infelizmente, trabalharam bastante. Em um curto espaço de tempo e em área reduzida, foram encontrados diversos resíduos como bitucas de cigarro, pilhas, plástico, vidro e madeira.
“Praia Grande tem se destacado em ações sustentáveis e que buscam preservar o meio ambiente e os recursos naturais. A Cidade está incentivando ações para conscientizar as pessoas. O Verão no Clima segue as diretrizes do programa municipal Praia Limpa da Pé, com foco na limpeza e preservação das praias. Juntos, somos mais fortes”, disse o secretário de Meio Ambiente da Cidade, Valdir Pereira Ramos Filho.
Parceria – Durante a etapa do Verão no Clima a Secretaria de Meio Ambiente de Praia Grande aproveitou para oficializar a assinatura de uma carta de intenções junto ao Governo Estadual para estabelecer um diálogo institucional e técnico para implementação de ações conjuntas em prol da gestão ambiental regional.
No documento assinado por representantes da Prefeitura e do Estado constam metas definidas por Praia Grande para serem trabalhados e que terão papel importante para ampliar as ações ambientais da Cidade. São elas: continuidade do projeto Verão no Clima, Gestão Ambiental Regional, Intercâmbio de Experiências, Gestão de Resíduos e Combate ao Lixo no Mar, Educação Ambiental, Balneabilidade e Saneamento e Políticas Climáticas e Resiliência.
“O Estado enxerga em Praia Grande uma importante parceira quando o assunto é preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Essa mobilização toda em torno da etapa do Verão no Clima na Cidade é uma prova disso. Precisamos sensibilizar cada vez mais pessoas”, adiantou o subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Jonatas Trindade.
Organização – O projeto Verão no Clima é desenvolvido pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado. Em 2025, a iniciativa teve patrocínio da Sabesp, produção da X3M, além do apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Prefeitura de Praia Grande através da Secretaria de Meio Ambiente local e das demais cidades que receberam as atividades.