Workshop de empreendedorismo na comunicação aborda a fotografia como geração de renda
A palestra mostrou como o audiovisual garante diversas oportunidades
Por: MILENA MURETI (estagiária) MTB: | 28/11/2025
O workshop “Os caminhos de criação, renda e transformação da juventude” foi realizado no Cafe Doutor Sérgio Mainente na última terça-feira (25) em parceria com a Subsecretaria de Juventude (Subjuve) e contou com a participação dos alunos do 6º ano da Escola Municipal Antonio Rubens Costa de Lara. A palestra foi ministrada pelo fotografo Edgar Bueno apresentou as diversas oportunidades que a fotografia e o audiovisual trazem para o empreendedorismo, além de introduzir os princípios da fotografia.
A diretora do Cafe, Maria Cleusa Rocha Santos Mesquita, relatou que os cursos de atividade física ensinam os alunos a terem disciplina no ambiente de trabalho, enquanto que um workshop como esse já prepara o jovem para o mercado de trabalho. “Foi bom para saberem qual direção vão tomar. Tem muitos jovens que já estão trabalhando, mas outros não sabem qual é a sua vocação, o que eles realmente gostariam, o que eles deveriam fazer".
O professor de fotografia, Edgar Bueno, descreveu a palestra como uma oportunidade de proporcionar aos jovens da Baixada Santista uma forma de mostrar como gerar renda e valor para as comunidades periféricas. "O impulsionamento e a relevância que as redes sociais têm hoje para o pequeno comércio são a principal vitrine de divulgação. A fotografia e o audiovisual são ferramentas das redes sociais. O que a gente quer realmente é gerar uma chance de trabalho para os jovens através da fotografia e audiovisual".
O presidente do Conselho da Juventude, Isaac Santos, explicou que tem percebido o crescimento de vagas de emprego voltadas para a comunicação, que é uma área muito acessível para os jovens garantirem uma renda extra. “Você consegue pegar com o celular que tem alguns aplicativos que conseguem ajudar a editar um vídeo, a fazer um design mais simples, tem alguns que tem até modelos, templates prontos que você já consegue fazer. Hoje como tudo é rede social então você consegue trabalhar no comércio local, pois todos eles têm rede social, então abre um mercado muito grande para você conseguir trabalhar com essas pequenas marcas na própria comunidade”.
O estudante de administração, Guilherme Jesus de Moraes, contou que já realiza serviços como videomaker na própria Subjuve. “Você vê os jovens tendo aquele brilho no olhar que eu tive, quando eles enxergam a oportunidade e que eu tenho certeza que eles vão agarrar com toda a força do mundo. É gratificante demais, é legal demais ver isso. Então, acho que a principal coisa que eu aprendi foi entender esse lado da fotografia como uma parte introdutora”.
