Alunos da EM Cidade da Criança participam de oficinas de circo

Cia Tribus levou para a escola o projeto “Equilibrando, do Picadeiro à Periferia”

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 03/07/2025

Oferecer aos alunos uma experiência diferente ao apresentar técnicas de atividades circenses ao mesmo tempo em que desperta nos estudantes o interesse pelo mundo do picadeiro. Com este objetivo, a Companhia de Artes Tribus visitou a EM Cidade da Criança, no Bairro Cidade da Criança. O grupo esteve na unidade de ensino com o projeto “Equilibrando, do Picadeiro à Periferia”, onde ofereceu oficinas e, ao final, apresentou um espetáculo.


A atividade ocorreu na segunda-feira (30), atendendo a alunos do 3°, 4° e 6° ano do Ensino Fundamental, bem como da turma de Complementação Educacional, todos no período da manhã. A iniciativa, desenvolvida pela Companhia de Arte Tribu,s faz parte de uma série de eventos socioculturais realizados em quatro cidades da Baixada Santista. O projeto foi contemplado com o primeiro lugar no edital do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), na categoria de fomento cultural para periferias.


Na EM Cidade da Criança, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto técnicas alusivas aos números apresentados por artistas circenses. Dessa forma, os estudantes participaram de oficinas de acrobacia aérea e de solo, além de equilíbrio de objetos e confecção de equipamentos de malabares com materiais recicláveis. "Nosso objetivo é envolver as crianças de forma que elas possam levar essa experiência para suas vidas, inspirando mudanças positivas na comunidade”, disse o diretor do projeto, Gustavo Rolim.


Para fechar a atividade, os alunos assistiram a um show com vários números de circo aéreo, malabares, acrobacias e performances humorísticas, envolvendo artistas com diferentes experiências e nacionalidades. "Queremos democratizar o acesso às artes circenses, promovendo a experimentação, o aprendizado e a valorização dessa expressão cultural, para que se tornem agentes de transformação social por intermédio da arte. E nada melhor do que fazer isso por meio das crianças que são multiplicadores", destacou o diretor do projeto.


Tribus – Organização sem fins lucrativos criada em 2004, a Companhia de Artes Tribus atua nas áreas artística, cultural, social e humanitária e já levou seu trabalho para mais de 15 países de vários continentes. No Brasil, já esteve em mais de 17 estados, desenvolvendo projetos que visam contribuir com a formação de crianças e adolescentes e promoção de acessibilidade cultural para pessoas de todas as idades.


Participou de grandes eventos, como Olimpíadas Rio 2016, Copa do Mundo 2014, Olimpíadas de Pequim 2008 e Jogos Pan-americanos 2007, como parte oficial do entretenimento dentro das arenas de competição. Entre seus projetos de destaque estão o “É Hora de Artes”, que atingiu mais de 50 mil crianças e foi premiado em Doha, no Qatar, durante o WPC World Petroleum Congress.