Gape expõe trabalho realizado em PG durante workshop em Jundiaí
Trabalho é desenvolvido com alunos do 5º ano da rede municipal
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 03/07/2025
O Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE), realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, participou nesta quinta-feira (03) do 2º Workshop Ludicidadania, realizado pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), entre os dias 30 de junho e 04 de julho.
Com o tema “Segurança e Educação – Impactos positivos dos programas preventivos na formação de cidadãos”, o encontro visa a troca de experiências sobre as políticas públicas para as crianças, mostrando os trabalhos desenvolvidos em sala de aula com os estudantes do Ensino Fundamental I.
Os integrantes do Gape apresentaram como funciona o projeto “Ensinando a Viver”, realizado em escolas municipais de Praia Grande e que já atendeu mais de 20 mil alunos em 18 anos de existência. Mais do que simplesmente abordar temas da atualidade em sala de aula, o projeto tem por objetivo estreitar laços, criar vínculos, conscientizar e até mesmo mudar vidas.
O guarda municipal e idealizador do projeto em Praia Grande, Eli de Moura Veronez, explica que eventos como este são fundamentais para a troca de experiências entre as cidades. “As forças de segurança precisam ter projetos sociais, esse também é nosso papel. As guardas e as polícias atuam na prevenção, que deve ser feita logo cedo, com nossos jovens, e é fundamental saber o que cada uma tem desenvolvido neste sentido”.
Cartilha - Voltado para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, o GAPE trabalha a reestruturação familiar, buscando diminuir índices de violência e criminalidade por meio da cartilha “Ensinando a Viver”. Para alcançar essa missão, os guardas municipais que atuam no projeto estimulam a autoestima das crianças, valorizando os vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.
Também atuam no Gape os guardas Roberto Aparecido Silva, Alex Francisco Neves e Hewerton Ribeiro Clementino.
Além do curso nas unidades municipais, palestras também são ministradas em escolas estaduais e particulares. A ideia é que os alunos atuem como multiplicadores do conteúdo que recebem durante os encontros e repassem o conhecimento adquirido a seus familiares e amigos. O GAPE é realizado em parceria pelas secretarias de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e de Educação (Seduc).