Alunos encantam público na 4ª Mostra da Complementação Educacional

Estudantes de 13 escolas municipais subiram ao palco do Teatro Serafim Gonzalez

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 28/08/2025

Foto Felipe França / Prefeitura de Praia Grande

Os alunos das 13 escolas municipais deram um verdadeiro espetáculo ao se apresentarem durante a 4ª Mostra da Complementação Educacional. Os estudantes subiram ao palco do Teatro Municipal Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes (PDA), e compartilharam com os presentes tudo que aprenderam ao longo do ano. Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos cantaram, tocaram violão, encenaram e encantaram a cada número.


As unidades de ensino foram divididas em dois períodos, sendo que sete se apresentaram na parte da manhã e seis no período da tarde. Cada escola levou para o palco do Teatro Serafim Gonzalez um pouco da sua identidade. Para isso, levaram o público formado por pais e responsáveis a uma viagem no tempo, mostrando as músicas que marcaram cada década. Em outro número, destacaram as canções que abrilhantaram o cinema brasileiro.


As vozes e a identidade das culturas africanas e indígenas, assim como a alegria do circo e a importância do poeta Gentileza, também foram representadas pelos alunos. O subsecretário de Esportes e Complementação Educacional, José Carlos de Souza, destacou a importância de os estudantes se apresentarem no palco do teatro municipal. "A experiência que crianças e adolescentes tiveram durante o dia de hoje marcará a vida deles para sempre".


"O que vimos ao longo do dia foi a superação dos alunos ao atuar, cantar, dançar e tocar. Da mesma forma que vimos o resultado do empenho e dedicação dos professores que não mediram esforços para nos proporcionar um verdadeiro espetáculo", completou Souza. "Essa Mostra reforça a qualidade do trabalho realizado nas escolas de Complementação. E queremos mais! Para o ano que vem, estamos organizando ainda algumas novidades que, tenho certeza, vão agradar a todos".


A secretária de Educação, Patrícia Almeida, assistiu a todas as apresentações dos estudantes no Palácio das Artes. A titular da pasta municipal aproveitou o momento para reafirmar o compromisso da Seduc em oferecer um ensino de qualidade nas escolas da Cidade. "Nós queremos ver cada vez mais estudantes presentes na Complementação Educacional, para que estejam o tempo todo em atividade", destacou.


"Nosso objetivo é ver cada vez mais os alunos dentro do ambiente escolar e menos ociosos nas ruas e longe das telas dos aparelhos eletrônicos. Para que ocupem a mente com o que vai fazer deles pessoas melhores", completou a secretária de Educação. "Gostaria de aproveitar também e parabenizar a todos os pais e responsáveis pela atitude de colocar os filhos em tempo integral na escola. Tenho certeza de que todo o aprendizado adquirido agora fará a diferença ao longo da vida deles".


Contraturno – As escolas de Complementação Educacional funcionam com o objetivo de dar um suporte às famílias, atendendo os alunos no contraturno escolar. Os alunos frequentam as unidades durante 4 horas por dia. Algumas funcionam em prédio próprio e outras compartilham espaços com as turmas de Ensino Fundamental. As ações nestes locais seguem com base em quatro pilares fixos. São eles: atividades artísticas, educação física, educação para valores e rotina de estudos.  


Além das ações fixas, os alunos podem participar também de outras atividades. Para ofertar estas oportunidades aos estudantes, a Seduc conta com a parceria da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel). Por meio da pasta esportiva, são oferecidas as seguintes modalidades: surf, natação, vôlei de praia, futebol de campo, beach soccer, ginástica artística e esportes náuticos.  


Ao todo, a Secretaria de Educação conta com 13 unidades que atendem turmas de Complementação Educacional. São elas: EM Vereador Felipe Avelino de Moraes, EM Profª. Maria de Lourdes Santos, EM Cidade da Criança, EM Dorivaldo Francisco Loria, EM 19 de Janeiro, EM Fausto dos Santos Amaral, EM Antônio Peres Ferreira, EM Eduardo Gonsalves do Barreiro, EM Sonia Marise Domigues, EM Hilda de Carvalho Guedes, EM João Gonçalves, EM Natale de Lucca e EM Carlos Eduardo Conte Castro.