Caps AD de Praia Grande promove festejo de Carnaval
Pacientes e funcionários se fantasiaram e dançaram músicas típicas
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 06/03/2025
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) de Praia Grande viveu um dia com muita alegria e diversão. Pacientes e funcionários da unidade organizaram um festejo de Carnaval, com marchinhas antigas e muita animação na última sexta-feira (28).
Todos se fantasiaram com roupas e adereços carnavalescos, dando um colorido todo especial para a unidade. A atividade contou ainda com pintura no rosto, muito confete e serpentina. A ação faz parte do tratamento dos pacientes e visa melhorar a integração e socialização, promovendo bem-estar para os participantes.
Segundo a diretora do Caps AD III, Elza Ferreira, a atividade surgiu da expressão da coletividade entre servidores e usuários, que possuem participação ativa nas atividades terapêuticas. “O objetivo da atividade é proporcionar momentos de lazer, socialização e construção de vínculos e, desta forma, buscar uma via saudável de celebração à vida, que é de extrema importância no processo de reabilitação psicossocial. Estiveram presentes servidores, familiares, e a decoração do ambiente e escolha do repertório musical foi elaborada pelos pacientes. A busca de uma terapêutica humanizada e otimista é construída com alegria e sempre será a melhor forma do cuidado sobre a saúde e inclusão social”.
O Caps AD III fica localizado na Rua São Caetano, 400 – Bairro Boqueirão.
Atendimento psicossocial - Praia Grande possui uma rede psicossocial completa para atendimento em saúde mental. São dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps II) Boqueirão e Mirim, dividindo a Cidade em duas regiões, o Caps Infantil (Caps-i) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) 24 horas. Os locais contam com médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem.
As Unidades de Saúde da Família (Usafas) também são importantes neste processo de atendimento. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou uma série de treinamentos com os profissionais dessas unidades para que estes locais pudessem atender casos de menor gravidade.
Além disso, as unidades contam com o suporte da equipe do eMulti e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, por meio de psicólogos, assistentes sociais e residentes que acolhem os pacientes e realizam ações como a terapia comunitária integrativa. A partir de rodas de conversa, os indivíduos são ouvidos e recebem apoio dos profissionais e da comunidade.