Cicoe de Praia Grande é modelo na área de segurança para outras cidades da região
Autoridades do Guarujá visitaram o local nesta quinta-feira (04)
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 04/09/2025

O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande recebeu a visita de autoridades da área de segurança pública do Guarujá nesta quinta-feira (04). O objetivo foi a troca de informações e de experiências que possam melhorar ainda mais a gestão da área no município.
O grupo, formado pelo secretário de Segurança, Renato Fincatti; pelo secretário-adjunto de Mobilidade Urbana, Airton Sinto; e integrantes do comando da Guarda Civil Municipal, foi recebido pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi.
Na ocasião, ele apresentou as funcionalidades de cada recurso, principalmente os softwares de reconhecimento facial e de caracteres. Um destes recursos é a integração de 120 câmeras da Cidade, com sistema de reconhecimento facial, ao Programa Muralha Paulista, do governo do Estado de São Paulo.
Os visitantes puderam acompanhar em tempo real a checagem de uma ocorrência envolvendo um veículo clonado, acompanhando pelas imagens a abordagem, a confirmação dos dados e até mesmo o contato com a vítima do veículo roubado.
O secretário de Guarujá afirmou que a ideia da visita é usar o as estratégias de Praia Grande como modelo para aprimorar as ações de segurança do Guarujá. “Trata-se de uma referência nacional em tecnologia voltada à segurança, mobilidade e outras áreas, portanto estamos aqui para absorver esse conhecimento e trocar experiências”.
Atualmente, no Cicoe são monitorados mais de 3.500 equipamentos instalados em ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, a orla e áreas ambientais. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.
Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.