Escola Estadual Dr Abrahão Jacob Lafer doa tampinhas para o Fundo Social de Solidariedade

Material foi recolhido ao longo de todo o ano em gincana da unidade

Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 17/11/2025

Os alunos da Escola Estadual Abrahão Jacob Lafer, em Praia Grande, entregaram uma grande doação de tampinhas para o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande na sexta-feira (14). Foram cerca de 45 quilos do material arrecadado durante gincana entre salas, ocorrida ao longo do ano. A turma que mais arrecadou ganhou um passeio de barco como prêmio pela conquista. A entrega simbólica do material doado foi realizada durante a visita ao Portinho.

 

O dia foi cheio de atrações para o grupo de aproximadamente 40 pessoas do Terceiro C, a sala do último ano do ensino médio foi a vencedora da Gincana. No portinho o grupo participou de um piquenique com bolos, bebidas e doces levados pelos alunos. Em seguida, os jovens visitaram a região de manguezal com a monitoria da professora da Escola de Educação Ambiental. Em seguida, os alunos se dividiram em grupos menores e realizaram o passeio de barco pela região do Portinho.

 

A diretora da escola, Luzia Serapicos Martins Diniz Couto, explicou que os alunos se empenharam bastante este ano para organizar a arrecadação, porém o terceiro C se destacou pela organização. “Dentro do tema de Educação Ambiental, trabalhado dentro de várias disciplinas, os alunos aprenderam sobre a reciclagem e adotaram a arrecadação. Viram a importância do projeto do Fundo Social e se dedicaram bastante”.

 

Um dos alunos que participou do projeto, Matheus Joseph Pereira de Oliveira de Souza Lima, de 18 anos, é beneficiado com uma cadeira de rodas do Fundo Social porque se recupera de uma lesão. “Eu não fazia ideia que existia esse projeto até começar a arrecadar as tampinhas. Estou muito feliz por poder contar com essa campanha, inclusive sendo um dos beneficiados pelo projeto”.

 

Outra aluna que participou da arrecadação foi Vitória Pereira Rebelo, de 17 anos, que se empenhou em fazer com que a escola toda conhecesse o projeto. “Meu principal trabalho foi passar de sala em sala divulgando o projeto, explicando para onde seriam levadas as tampinhas, incentivando os alunos a participarem não só pela premiação, mas também pela caridade”.

 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, acompanhou os jovens nas atividades e os agradeceu pela iniciativa. “Jovens como esses poderão fazer uma sociedade muito mais solidária no futuro. É muito bom saber que tem escolas que incentivam a solidariedade nos alunos. Só tenho a agradecer por receber a doações de vocês”.

 

Doações - Quem também quiser ajudar, por meio do Fundo Social de Solidariedade, pode doar diversos tipos de itens na sede da entidade, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001. Outras informações podem ser obtidas por meio do site (www2.praiagrande.sp.gov.br/fundosocial).