Ouvidoria de Praia Grande faz balanço dos cinco primeiros meses do ano de 2024
Além do serviço telefônico e online, setor realiza atendimento presencial
Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 27/06/2024

A Ouvidoria Municipal de Praia Grande atende a população com pedidos de informações, reclamações, sugestões, denúncias e elogios sobre os serviços públicos. O canal oficial de comunicação direta entre população e Prefeitura visa melhorar a qualidade dos serviços municipais oferecidos e atua na intermediação junto aos setores responsáveis para resolução de apontamentos da população.
Em levantamento referente aos primeiros 5 meses do ano de 2024, foram registradas 19.895 manifestações, mantendo a estabilidade com relação ao mesmo período do ano anterior que foi de 19.997 manifestações.
Um ponto importante a ser destacado é com relação às reclamações e denúncias. Foram registradas em 2024, o total de 3.745 manifestações de reclamações, o que corresponde 2,27% a menos com relação ao ano anterior. Outro destaque é que o atendimento telefônico e presencial é o diferencial da Ouvidoria de Praia Grande. Com um atendimento humanizado, os atendentes efetuam o registro das manifestações, bem como fornecem informações e orientações sobre todos os tipos de demandas, tornando-se de fato de uma linha direta entre o cidadão e a administração pública.
Para elucidar esse diferencial em números, informamos que até o último dia útil do mês de maio, o setor da Ouvidoria atendeu presencialmente o montante de 769 solicitações, tendo uma média de 154 atendimentos mensais; e, o atendimento telefônico no telefone 162 ou (13) 3496-2281 – opção 1 forneceu informação/orientação a mais de 4.000 munícipes, fora os registros de manifestações de solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões por estes canais.
“Os números apresentados demonstram que a Ouvidoria Municipal de Praia Grande tem se consolidado como um setor de escuta ativa, humanizada e com credibilidade na busca da melhor solução para a manifestação apresentada pelo munícipe”, destaca a Secretária de Governo, Gremácia Barbosa Pinheiro Salim.
Atendimento - A Secretaria de Governo (SEG) é a responsável pelo canal de atendimento. A equipe da Ouvidoria atende pelos telefones 162 ou (13) 3496-2281 – opção 1, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00, exceto feriados e pontos facultativos. Além da opção de registrar a manifestação pelos telefones, existe o portal da ouvidoria na internet, que é um sistema online 24 horas e pode ser acessado pelo link www.praiagrande.sp.gov.br/ouvidoria.
O setor realiza também atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no térreo do Paço (Avenida Presidente Kennedy, 9000, Bairro Mirim). Quem procura o setor é atendido imediatamente no local por ordem de chegada.