Programa PG Trabalho, Renda e Qualificação é exemplo para outras cidades da Baixada Santista

Seu objetivo é promover a inclusão econômica e social dos cidadãos no mercado profissional

Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 28/02/2025

Foto Michel  Penna/Prefeitura de Praia Grande
Foto Michel Penna/Prefeitura de Praia Grande



 Já pensou em conquistar uma vaga de trabalho e ainda ter a oportunidade de se especializar? Em Praia Grande, isso é possível, com o Programa PG Trabalho, Renda e Qualificação: uma iniciativa da Administração Municipal, através da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai), destinada a proporcionar a inclusão econômica e social dos munícipes da cidade, principalmente para aqueles que enfrentam uma situação de vulnerabilidade social.

 

Com uma abordagem integrada que combina trabalho remunerado com educação, a ação oferece 300 vagas de emprego com cursos de qualificação profissional e bolsa-auxílio de R$ 600,00 e propicia aos participantes a oportunidade de atuar em serviços gerais nas unidades e equipamentos municipais durante seis meses. Em uma jornada de quatro horas diárias e cinco dias por semana, os cidadãos ainda podem realizar a capacitação por meio de curso virtual ou presencial, com duração de 40 a 80 horas.

 

Uma iniciativa que vem sendo vista como exemplo por outras cidades da região. A diretora de proteção social básica de Santos, Julianna Laffront, foi uma das representantes de outros municípios que fizeram questão de conhecê-la mais de perto. “Enquanto servidora pública, eu acredito que é muito importante promovermos essa troca de informações e esse intercâmbio entre municípios. A Baixada Santista é uma grande região, não existem muros e temos que nos integrar cada vez mais”, pontuou.

 

“Em Santos, também acreditamos que precisamos fazer com que a qualificação profissional alcance quem mais precisa, para que assim consigamos promover, de fato, a integração ao mundo do trabalho e a geração de novas oportunidades. Foi justamente por isso que viemos à Praia Grande, para conhecermos melhor as iniciativas e os programas oferecidos na cidade e entendermos quais são os aprendizados que eles nos passam, que são vários, de forma que possamos levar à Santos para aprimorar o nosso trabalho”, complementou Julianna.

 

O secretário de assuntos institucionais de Praia Grande, João Corrêa Neto, ressaltou a importância de encontros como este para, de fato, promover a integração regional e o crescimento da Baixada Santista como um todo. “Acho fundamental: primeiro porque isso torna a nossa cidade um exemplo para as demais e mostra, mais uma vez, o quanto Praia Grande vem crescendo em todos os aspectos. Além disso, integrações como essa são cruciais para realizar esse networking com as administrações dos municípios vizinhos, de forma que possamos crescer juntos, já que somos uma região metropolitana e estamos todos coligados. Enfim, fico muito feliz de ver que estamos sendo exemplos nessa questão de qualificação e renda. Com certeza, seguiremos dando continuidade nesse trabalho para que possamos atingir cada vez mais resultados positivos”, concluiu.

 

Inscrições – Novas turmas devem ser abertas ainda em 2025 e, assim que abertas, os interessados podem se cadastrar direto no site do Programa, através do link https://www2.praiagrande.sp.gov.br/pg-trabalho-renda-e-qualificacao. Quem preferir, poderá se inscrever pessoalmente também, na própria Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai), localizada na Avenida Ministro Marcos Freire, 6650, no Bairro Quietude.

 

Na próxima data de início do cadastro, que será anunciada em nosso site, basta os candidatos terem em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência ou cartão da USAFA (cartão aberto com frente e verso), carteira de trabalho, dados bancários (exceto Mercado Pago) e celular com e-mail ativo.

 

Além disso, para participar do programa, é necessário atender os pré-requisitos abaixo:

 

* Ter idade mínima de 18 anos;

* Estar desempregado a tempo superior a 1 ano;

* Não ser beneficiário de seguro-desemprego ou de outro programa assistencial equivalente;

* Residir em Praia Grande a pelo menos dois anos;

* Ter uma renda per capita familiar declarada em CADUNICO, de até 25% do salário mínimo;

* Não receber benefícios da Previdência Social ou BPC (Benefício de Prestação Continuada);

* Estar cadastrado no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador);

* Ser brasileiro nato ou naturalizado.

 

Outras informações podem ser obtidas diretamente junto à Seai: pelo telefone (13) 3496-5391 ou pelo e-mail seai18@praiagrande.sp.gov.br.