Quarta pré-conferência da Saúde reúne sociedade no Bairro Esmeralda
EM Professora Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo recebeu a última etapa antes da Conferência
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 21/05/2025
A quarta pré-conferência da Saúde de Praia Grande movimentou o Bairro Esmeralda na noite desta terça-feira (20). Moradores e trabalhadores da saúde se reuniram na Escola Municipal Professora Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo para sugerir o aprimoramento da qualidade e da oferta dos serviços públicos na Cidade. O encontro também proporcionou a eleição de delegados dos segmentos usuário e trabalhador e encerrou a etapa preparatória para a 11ª Conferência Municipal da Saúde, que acontecerá no dia 1º de junho, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
Os participantes fizeram muitas sugestões nas mais diversas áreas do Sistema Único de Saúde (SUS). A construção de mais uma Unidade de Saúde da Família (Usafa) e de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na região da Curva do S esteve em pauta, bem como a ampliação de profissionais de psicologia na rede de Atenção Primária. A implantação de conselho de usuários nas Usafas, o aprimoramento do atendimento às vítimas de violência e abuso sexual na rede municipal e a capacitação das equipes para um atendimento mais humanizado também foram motivo de pleito por parte dos presentes.
No total, foram mais de 70 propostas elencadas para a 11ª Conferência Municipal, incluindo aquelas efetuadas durante as discussões presenciais nas quatro pré-conferências, as sugestões enviadas de maneira online, as proposições consolidadas oficialmente para a área da saúde nas oficinas de revisão do Plano Diretor 2027/2036, além daquelas apresentadas na 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada recentemente.
O médico regulador Rodrigo França Gomes, da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap) e membro do Comitê Organizador da 11ª Conferência Municipal de Saúde, destacou a riqueza da discussão e a diversidade de propostas, fazendo valer a Conferência como um espaço democrático de diálogo. “As pré-conferências foram um show de democracia e de participação social no SUS, a população participou ativamente, se candidatou como delegado e após essa etapa muito bonita, com excelentes propostas para os próximos quatro anos no Município, a gente vai ter, no dia 1º de junho, a Conferência Municipal, para a gente chancelar essas propostas como delegados”.
O engenheiro agrônomo Abel Pedro esteve na pré-conferência acompanhando a esposa e gostou do que assistiu. “Eu fiquei impressionado com o interesse das pessoas em apresentar propostas e resolver as questões levantadas. Gostei muito do empenho de todos discutindo as propostas e as melhorias para a saúde”.
Passo a passo – Além da quarta e última pré-conferência antes da Plenária Final, ocorreram ainda outros três encontros. O primeiro aconteceu na Escola Municipal Professor Fued Temer, no Bairro Guilhermina, no dia 29 de abril. Em 6 de maio, a Escola Municipal Vereador Felipe Avelino Moraes, no Caiçara, sediou a segunda pré-conferência. A terceira foi realizada na Escola Municipal Doutor Roberto Shoji, no dia 13 de maio.
O próximo passo é a realização da 11ª Conferência Municipal da Saúde, em 1º de junho. Nela participarão os delegados dos segmentos usuário e trabalhador eleitos até as pré-conferências, com direito à voz e voto, assim como os delegados natos (atuais membros do Conselho Municipal de Saúde) e delegados representantes (indicados por entidades ou instituições legalmente constituídas no âmbito municipal, conforme os critérios e a documentação previstos no artigo 2º do Decreto Municipal nº 8214/2025). Durante a Conferência Municipal, esses delegados votarão a composição do novo Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2025/2027. Também integrarão a Conferência os participantes e convidados devidamente inscritos, que terão direito apenas à voz. Para mais informações sobre como participar desse processo, os interessados deverão acessar o decreto 8214/2025, que consta na página da conferência.
“O delegado representa o seu segmento de usuários e as ideias que foram apresentadas pela população durante as pré-conferências. E esse delegado vai defender que essas propostas sejam aprovadas na Conferência Municipal. O delegado pode alterar propostas, tem o poder de pedir destaques na conferência, modificando ou adequando conforme o que a população quer, e votando o relatório final que vai nortear as ações dos próximos quatro anos. E outra função fundamental do delegado: eleger o próximo conselho, que vai ajudar a monitorar as políticas públicas com qualidade, zelo e a preocupação de cumprir essas metas propostas pela população”, explica Gomes.
Conferência – A Conferência Municipal de Saúde é um dos principais instrumentos de participação social dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), que permite que a população e instituições participem do planejamento da Saúde para os próximos anos. As propostas debatidas durante o evento, após todos os trâmites e aprovações necessários, vão compor, junto com o plano de governo, o Plano Municipal de Saúde dos próximos quatro anos.
O tema desta edição é “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”. Os eixos temáticos desta conferência são: “Ambulatorial Eletivo” e Hospitalar e Urgências/Emergências”. O primeiro trata de propostas de melhorias das unidades de Atenção Básica e Especializada, bem como serviços administrativos da saúde (vigilâncias, regulação, ouvidoria, etc.). Já o segundo aborda aspectos relacionados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidades de Transporte de Saúde (UTS), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Pronto-Socorro Central e Complexo Hospitalar Irmã Dulce, bem como serviços públicos e privados credenciados referente a esses serviços.
Todas as informações sobre a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Praia Grande estão nesta página: https://www2.praiagrande.sp.gov.br/conferencia-municipal-da-saude.
Confira o calendário da 11ª Conferência Municipal de Saúde:
14 a 21 de abril - Consulta pública de propostas no site da Prefeitura de Praia Grande para a 11ª Conferência Municipal de Saúde / Inscrição de usuário e trabalhadores nas pré-conferências e candidaturas a delegado.
29 de abril - 19h - Pré-conferência e escolha dos delegados do segmento usuários – Escola Municipal Professor Fued Temer – Rua Leme, 27 – Guilhermina.
6 de maio - 19h - Pré-conferência e escolha dos delegados do segmento usuários – Escola Municipal Vereador Felipe Avelino Moraes – Rua Dino Tognini, 886 – Caiçara.
13 de maio - 19h - Pré-conferência e escolha dos delegados do segmento usuários – Escola Municipal Doutor Roberto Shoji – Rua Idelfonso Galeano, 100 –Tupiry.
20 de maio - 19h - Pré-conferência e escolha dos delegados do segmento usuários – Escola Municipal Professora Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo – Rua Bruno Seabra, 141 – Esmeralda.
1º de junho - 8h - Plenária e escolha da composição do novo Conselho Municipal de Saúde – Auditório “Jornalista Roberto Marinho” – Rua José Borges Neto, 50 – Mirim.