Saiba como participar da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Praia Grande
Cidadãos podem sugerir propostas e se candidatar como delegados para votar por melhorias
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 08/05/2025

A participação popular na 11ª Conferência Municipal de Saúde de Praia Grande é muito importante. E o munícipe pode contribuir para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de diversas formas, desde enviando propostas de forma online até mesmo participando das pré-conferências, se tornando delegado e atuando na Plenária Final, marcada para o dia 1º de junho.
As pessoas interessadas em participar da Conferência podem acessar a página do evento no site da Prefeitura de Praia Grande: https://www2.praiagrande.sp.gov.br/conferencia-municipal-da-saude. Nela constam todas as informações sobre a conferência, a legislação, as últimas notícias e os formulários que proporcionam aos cidadãos maior agilidade para colaborar com o SUS na cidade.
A grande novidade desta edição é que as propostas para a Saúde de Praia Grande podem ser enviadas de forma online, ampliando o acesso à população por meio de novas ferramentas tecnológicas. Essas sugestões complementam as propostas efetuadas durante as discussões presenciais nas pré-conferências e as sugestões consolidadas oficialmente para a área da saúde nas oficinas de revisão do Plano Diretor 2027/2036.
Na página também é possível se inscrever para estar presencialmente nas pré-conferências. Até o momento foram realizadas duas, nos Bairros Guilhermina e Caiçara, e nas próximas semanas estão previstas mais duas, nos bairros Tupiry e Esmeralda (veja programação completa abaixo).
A participação presencial nas pré-conferências é fundamental para o fortalecimento do SUS. Isso porque, durante esses encontros acontecem não somente a elaboração de propostas, mas também a eleição dos delegados do segmento usuário que irão participar da Plenária Final da 11ª Conferência Municipal de Saúde.
“O delegado representa o seu segmento de usuários e as ideias que foram apresentadas pela população durante as pré-conferências. E esse delegado vai defender que essas propostas sejam aprovadas na Conferência Municipal. O delegado pode alterar propostas, tem o poder de pedir destaques na conferência, modificando ou adequando conforme o que a população quer, e votando o relatório final que vai nortear as ações dos próximos quatro anos. E outra função fundamental do delegado: eleger o próximo conselho, que vai ajudar a monitorar as políticas públicas com qualidade, zelo e a preocupação de cumprir essas metas propostas pela população”, explica o médico regulador Rodrigo França Gomes, da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap) e membro do Comitê Organizador da 11ª Conferência Municipal de Saúde.
Além dos delegados eleitos, participarão da Plenária Final da 11ª Conferência Municipal de Saúde, com direito à voz e voto, os delegados natos (atuais membros do Conselho Municipal de Saúde) e delegados representantes (indicados por entidades ou instituições legalmente constituídas no âmbito municipal, conforme os critérios e a documentação previstos no artigo 2º do Decreto Municipal nº 8214/2025). Durante a Conferência Municipal, esses delegados votarão a composição do novo Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2025/2027. Também integrarão a Conferência os participantes e convidados devidamente inscritos, que terão direito apenas à voz. Para mais informações sobre como participar desse processo, os interessados deverão acessar o decreto 8214/2025, que consta na página da conferência.
Conferência – A Conferência Municipal de Saúde é um dos principais instrumentos de participação social dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), que permite que a população e instituições participem do planejamento da Saúde para os próximos anos. As propostas debatidas durante o evento, após todos os trâmites e aprovações necessários, vão compor, junto com o plano de governo, o Plano Municipal de Saúde dos próximos quatro anos.
O tema desta edição é “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”. Os eixos temáticos desta conferência são: “Ambulatorial Eletivo” e Hospitalar e Urgências/Emergências”. O primeiro trata de propostas de melhorias das unidades de Atenção Básica e Especializada, bem como serviços administrativos da saúde (vigilâncias, regulação, ouvidoria, etc.). Já o segundo aborda aspectos relacionados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidades de Transporte de Saúde (UTS), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Pronto-Socorro Central e Complexo Hospitalar Irmã Dulce, bem como serviços públicos e privados credenciados referente a esses serviços.
Todas as informações sobre a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Praia Grande estão nesta página: https://www2.praiagrande.sp.gov.br/conferencia-municipal-da-saude.
Confira o calendário da 11ª Conferência Municipal de Saúde:
14 a 21 de abril - Consulta pública de propostas no site da Prefeitura de Praia Grande para a 11ª Conferência Municipal de Saúde / Inscrição de usuário e trabalhadores nas pré-conferências e candidaturas a delegado.
29 de abril - 19h - Pré-conferência e escolha dos delegados do segmento usuários – Escola Municipal Professor Fued Temer – Rua Leme, 27 – Guilhermina.
6 de maio - 19h - Pré-conferência e escolha dos delegados do segmento usuários – Escola Municipal Vereador Felipe Avelino Moraes – Rua Dino Tognini, 886 – Caiçara.
13 de maio - 19h - Pré-conferência e escolha dos delegados do segmento usuários – Escola Municipal Doutor Roberto Shoji – Rua Idelfonso Galeano, 100 –Tupiry.
20 de maio - 19h - Pré-conferência e escolha dos delegados do segmento usuários – Escola Municipal Professora Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo – Rua Bruno Seabra, 141 – Esmeralda.
1º de junho - 8h - Plenária e escolha da composição do novo Conselho Municipal de Saúde – Auditório “Jornalista Roberto Marinho” – Rua José Borges Neto, 50 – Mirim.