Inovação e Tecnologia do Município
A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), implementou o e-PG, um conjunto de ações para a transformação digital dos serviços públicos, visando desburocratizar, melhorar a eficiência e promover a transparência da Administração Municipal.
Dentre as ações realizadas, estão a instituição da Comissão Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI) que tem como tarefa a formulação dos regulamentos e padronização dos procedimentos na área, a formação da equipe de soluções em desenvolvimento de sistemas e a criação de setor específico para a gestão da infraestrutura e segurança de dados.
Com o novo olhar, foram definidos os regulamentos essenciais para a evolução organizada, que se traduziram em três instrumentos principais: o Plano Diretor de Tecnologia da Informação, a Lei de Governo Digital e a Política de Segurança da Informação. Essas ações resultaram em grande avanço no desenvolvimento de TI no Município, permitindo o desenvolvimento e a expansão de diversos serviços digitais.
Entre eles, destaca-se a criação de uma plataforma única de governo digital para a disponibilização e prestação de serviços públicos integrados. A plataforma centraliza os acessos através do Login PG onde, ao cadastrar-se, o cidadão possui acesso à área do usuário que possibilita atualizações cadastrais, cardápio dos serviços aderidos ou elencados, tem o monitoramento de suas sessões e área exclusiva de notificações.
ACESSO RÁPIDO
NAVEGUE NESTA PÁGINA DE FORMA SIMPLES E PRÁTICA, TUDO AO SEU ALCANCE EM UM CLIQUE
SISTEMAS DIGITAIS
O MONITORAMENTO DE ACESSOS DE INDICADORES DE SISTEMAS FOI INICIADO EM MARÇO DE 2022,
POSSIBILITANDO UMA MELHOR GERENCIA E CONTROLE DAS APLICAÇÕES DESENVOLVIDAS
ACESSOS TOTAIS
33.619.222
DESDE 2022
USUÁRIOS CADASTRADOS
211316
SISTEMAS INTEGRADOS À PLATAFORMA DIGITAL
31
SISTEMAS DISPONÍVEIS
QUANTIDADE DE ACESSOS
A PARTIR DE 2022
SMART CITIES
EVENTOS E PREMIAÇÕES DE PRAIA GRANDE NO CENÁRIO "CIDADES INTELIGENTES"
Ao abordar os conceitos de cidade inteligente, cidade digital e cidade sustentável, é possível notar suas associações em um modelo de desenvolvimento urbano integrado e moderno. Estes conceitos se conectam através de inovações tecnológicas e práticas sustentáveis, buscando uma melhor qualidade de vida para a população e maior eficiência nos serviços públicos.
Praia Grande deu um passo significativo no cenário das cidades inteligentes ao conquistar em 2024 o Selo Ouro da plataforma Connected Smart Cities, um dos maiores reconhecimentos para municípios que investem em tecnologia e boas práticas de desenvolvimento urbano. Em 2023 a cidade havia conquistado, pela primeira vez, o Selo Prata pela plataforma. Este avanço reflete os esforços contínuos da cidade para otimizar seus serviços e aumentar a eficiência administrativa.
O resultado é expressivo: Praia Grande agora ocupa o 14º lugar entre as cidades com 100 a 500 mil habitantes e a 37ª posição no ranking nacional entre municípios com mais de 50 mil habitantes. Esse crescimento destaca o compromisso da administração com a transformação digital, algo que não apenas melhora a experiência dos cidadãos, mas também fortalece a transparência e a agilidade dos serviços públicos.
O Município também se destaca em demais premiações nacionais, onde conquistou em 2024 o Selo Aspirante CSC Govtech, que busca incentivar e reconhecer os municípios que implementam práticas exemplares de governança em seus ecossistemas de inovação. No mesmo ano, durante evento em Belo Horizonte, o Município foi contemplado com prêmio ANCITI AWARDS, promovido pela Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), ficando com a segunda colocação entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.

Governança

Mobilidade

Pessoas

Economia

Meio Ambiente

Qualidade de Vida
NOTÍCIAS DESTAQUES
PREMIAÇÕES E DESTAQUES DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

PG recebe prêmio por desempenho em Tecnologia da Informação, Transformação Digital e Inovação
Cidade ficou em 2º lugar entre municípios com até 500 mil habitantes.
Praia Grande foi contemplada na última sexta-feira (09) com o Prêmio Nacional ANCITI AWARDS Powered by Bright Cities, promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI). O objetivo do prêmio é reconhecer as cidades e iniciativas com o melhor desempenho na área de Tecnologia da Informação (TI), Transformação Digital (TD) e Inovação e Praia Grande ficou com a segunda colocação entre as cidades com até 500 mil habitantes.
Para a secretária de Planejamento da Cidade, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, o prêmio é motivo de orgulho, uma vez que Praia Grande tem se destacado cada vez mais no segmento com ações alinhadas ao que acontece nas principais cidades do País. “Ao longo dos anos, Praia Grande tem avançado cada vez mais nas questões tecnológicas e isso reflete diretamente na prestação dos serviços e, consequentemente, na vida dos munícipes”.
Data de publicação: 07/10/2024

É ouro! PG se destaca em premiação de cidades inteligentes com ações de digitalização de processos
Legislação que dá fim a processos físicos foi fundamental para o resultado.
Praia Grande recebeu nesta terça-feira (03), em São Paulo, o Selo Ouro do Connected Smart Cities, principal premiação do segmento que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes. Representantes da Secretaria de Planejamento (Seplan) estiveram no evento para receber a premiação e apresentar um pouco do que vem sendo realizado em Praia Grande nos últimos anos, principalmente os procedimentos eletrônicos para recebimento de documentos.
A Cidade ficou com a 14ª posição entre os 100 municípios brasileiros com população entre 100 e 500 mil habitantes, subindo duas posições, e na 37ª posição entre os 656 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, subindo três posições em relação ao ano passado, quando obteve o Selo Prata.
Matéria feita em 04/09/2024. Publicada somente após o período eleitoral em obediência à legislação eleitoral (artigo 73 da Lei Federal nº 9.504/97).

Praia Grande recebe Selo CSC GovTech por boas práticas de governança e inovação
Entrega aconteceu na segunda-feira (29), em evento em São Paulo.
Praia Grande recebeu na segunda-feira (29), em São Paulo, o selo Aspirante CSC GovTech, que busca incentivar e reconhecer os municípios que implementam práticas exemplares de governança em seus ecossistemas de inovação. Representantes da Secretaria de Planejamento (Seplan) estiveram no evento para receber a premiação.
Cidades de todas as regiões do Brasil participaram, sem limitação de tamanho e população, e tiveram as seguintes dimensões analisadas: Políticas e estratégias de inovação; Participação e colaboração das hélices; Transparência e acesso à informação; Cultura de inovação; Ambientes e resultados de inovação.
Data de publicação: 07/10/2024
SEPLAN
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A Secretaria de Planejamento (Seplan) é responsável por coordenar e planejar as Políticas de Desenvolvimento do Município, com especial atenção à Política Urbana e à Política de Tecnologia da Informação e Comunicação. Seu trabalho tem como objetivo promover um desenvolvimento urbano sustentável, ordenado e inclusivo, buscando a melhoria da qualidade de vida da população e a eficiência na gestão dos recursos públicos.
Entre suas atribuições, estão a realização de estudos, pesquisas, planos, programas e projetos voltados ao desenvolvimento municipal, atuando também no estabelecimento de convênios e termos de cooperação técnica, garantindo a viabilização de ações estratégicas. Além disso, oferece suporte a outras secretarias na coordenação de suas políticas e realiza o acompanhamento e intermediação dos interesses municipais na implantação de planos e projetos estratégicos.
A Secretaria é atualmente a principal responsável pela área de Tecnologia e Inovação do Município. Por meio do programa ePG, a SEPLAN liderou a transformação digital no município, promovendo mudanças integradas e eficientes
O desenvolvimento de soluções tecnológicas tem proporcionado uma série de serviços digitais que beneficiam tanto os cidadãos quanto os servidores municipais.
Confira alguns destaques:- Requerimento Digital: Possibilita solicitar uma autorização ou serviço à Prefeitura de forma online, além de acompanhar seu status e responder a comunicações direto pelo Sistema. Atualmente conta com mais de 130 modelos disponíveis ao público. Desde sua implantação em março de 2024 foram realizadas mais de 6 mil solicitações pelo sistema.
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Processo Digital: Desenvolvido para promover a eficiência e celeridade nas tarefas diárias, é gerenciado, transmitido e validado por meio eletrônico. Atualmente todos os processos administrativos municipais são abertos totalmente de forma digital.
Desde sua implantação já foram criados mais de 90 mil processos digitais, com mais de 3 milhões de páginas publicadas. - Agendamento Online: Permite o agendamento de atendimento presencial em unidades municipais e utilização de espaços públicos. Já foram realizados mais de 34 mil agendamentos desde sua implantação em 2023.
- Diário Online - Notas e Frequência: Permite o gerenciamento e controle de presença dos alunos, integrado com catracas de reconhecimento facial, além de lançamento de notas de forma digital. Conta com mais de 50 mil alunos cadastrados.
- Cadastro Online de Demanda Habitacional: Gera um diagnóstico atualizado das necessidades habitacionais para gestão e planejamento de programas e projetos habitacionais. Com mais de 160 mil acessos, foram registrados aproxidamente 9 mil novos cadastros em 2024, além de mais de 5 mil atualizações entre 2022 e 2024.
- Novo Portal do Município: Desenvolvido com layout mais amigável e responsivo, com diversos recursos e serviços online. Recebeu mais de 6 milhões de acessos nos últimos 12 meses, gerando um crescimento de 40% em relação ao período anterior.
- Integrações GOV.BR: Através de parceria com o Governo Federal foi possível realizar diversas integrações com serviços municipais, como a utilização do Login GOV.BR, a Prova de Vida Digital para aposentados e pensionistas e a implementação da Assinatura Avançada de Documentos.
Para garantir a segurança dos acessos aos diversos sistemas desenvolvidos, bem como, a salvaguarda dos dados cadastrais dos usuários, foi criado o Login PG, uma ferramenta de autenticação que visa reduzir ameaças cibernéticas e acessos não autorizados, além de evitar o vazamento de dados.
Por meio dele, é possível gerenciar e atualizar dados cadastrais, receber notificações, acessar e avaliar serviços digitais do Município.
Atualmente conta com mais de 167 mil usuários cadastrados e mais de 1 milhão de acessos.
ORGANOGRAMA
ESTRUTURA BÁSICA DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DE PRAIA GRANDE