Duas escolas doam lacres de latinhas e tampas de garrafas pet ao FSS

EMs Roberto Francisco e Profª Elza Oliveira de Carvalho realizaram a ação

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 17/12/2024

Ao longo do ano, as escolas municipais de Praia Grande promoveram a conscientização dos alunos em prol do descarte correto de lacres de latinhas e tampas de garrafas pet. Na última semana, as EMs Roberto Francisco dos Santos (Bairro Ribeirópolis) e Profª Elza Oliveira de Carvalho (Glória) fizeram a doação destes materiais ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande. Os itens arrecadados serão revertidos em cadeiras de rodas e ficarão disponíveis para a população.


A EM Roberto Francisco dos Santos foi até o Fundo Social de Solidariedade para fazer a doação dos lacres de latinhas e tampas de garrafas pet. Os itens foram arrecadados por meio do projeto “Tampinhas e Lacres do Amor” promovido pela unidade de ensino durante os meses de outubro e novembro. Neste período, a iniciativa solidária arrecadou 1,9 milhão de tampinhas e 1,5 milhão de lacres, totalizando 3,4 milhões dos dois produtos.


Os alunos e a comunidade da EM Profª Elza de Oliveira de Carvalho também se debruçaram na causa social e arrecadaram lacres de latinhas e tampinhas de garrafas pet. No caso da escola do Bairro Glória, a entrega dos materiais aconteceu na própria unidade de ensino. Para abordar a temática com os estudantes, entre as ações realizadas, os professores aproveitaram o livro SOS Brasil Flora, da escritora Nilce Bechara, trabalhado durante o projeto PG Lê! E Você?.


Nas duas ocasiões, as doações foram entregues à presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria del Carmen Padin Mourão, a Maruca. “Desde 2019, realizamos essa campanha. Percebemos que a cada ano, a quantidade de escolas participantes aumenta. Torcemos para que esse número continue a crescer e que possamos, além de ajudar ao próximo, evitar que esse material recolhido polua rios e mares, causando danos à natureza”.


Campanha – O que muita gente joga no lixo serve como matéria-prima para o Fundo Social de Praia Grande. Tampinhas de garrafas pet e lacres de latinhas de bebidas como refrigerante e cerveja são trocados por cadeiras de rodas que ficam à disposição da população. Toda semana o Fundo Social recebe cerca de 10 pedidos de empréstimos de cadeiras de rodas. São casos de pessoas que sofreram acidente ou estão acometidas por alguma doença.


Quem quiser ajudar pode doar qualquer quantidade dos produtos nas unidades sociais instaladas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.