PICs e Cafes homenageiam voluntários

Evento especial ocorreu no PIC Sitio do Campo

Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 07/10/2024

(Fotos Richard Aldrin/Prefeitura de Praia Grande)

Matéria feita em 01/10/2024. Publicada somente após o período eleitoral em obediência à legislação eleitoral (artigo 73 da Lei Federal nº 9.504/97).


Os voluntários das unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) foram homenageados por seus trabalhos desenvolvidos. Professores das mais diferentes modalidades, estes profissionais são responsáveis por ampliar a gama de atividades ofertadas gratuitamente para a população da Cidade. No evento, realizado no dia 25 de setembro, os voluntários receberam certificados e brindes em agradecimento às suas atuações.


Cerca de 80 pessoas foram homenageadas no evento. Todas as unidades levaram seus voluntários ao PIC Sítio do Campo. Cada um recebeu um certificado em agradecimento à sua dedicação e participaram ao final da homenagem de um café da tarde.


O professor de arte e música, João Queiroz, de 71 anos, se aposentou quando morava na capital e resolveu mudar para Praia Grande. Aqui set tornou professor voluntário de canto e coral, no PIC Sítio do Campo no ano passado. “ Me tornei voluntario para repassar o que aprendi. É uma troca. Quando fazemos o voluntariado, trocamos experiências, valores e ganhamos uma nova visão da vida. Tudo isso vale a pena”.


Maria da Soledade Gomes Portela, de 61 anos, dá aula de flash back e dança de rua no PIC Quietude. Bailarina clássica na juventude, passou por outras modalidades de dança onde se realizou como professora. “É maravilhoso. Uma troca sem esperar nada. Queria ter ganhado a vida com a dança, porém, hoje eu me realizo ensinando pessoas a dançar. Estou me realizando nessa atividade.


A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, participou do evento e enalteceu a importância dos voluntários. “Eu acredito que vocês saibam disso, mas quero destacar que o voluntário muda muito a vida das pessoas a partir do que elas passam para estas pessoas durante as aulas. Quero deixar minha gratidão a todos os voluntários. Nossos colaboradores são muito engajados, começam o curso e vão até o final. São exemplo, muito obrigado”.


Atualmente o Município conta com sete unidades de PIC e Cafe distribuídas pelos bairros. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone 3496-5039.