Praia Grande intensifica ações de prevenção e combate à dengue
Trabalho focaliza bairros que apresentaram maior quantidade de larvas do mosquito
Por: RODRIGO HERRERO | 06/11/2024
Praia Grande está intensificando as ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. As equipes da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município estão desenvolvendo inúmeras atividades nas ruas e residências dos bairros, além de atividades educativas nas escolas, unidades de saúde e terminais de ônibus ao longo do mês de novembro.
A intensificação é recorrente e ocorre após a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), um trabalho realizado quatro vezes por ano que permite fazer um mapeamento dos focos da dengue, auxiliando na definição e direcionamento das ações de prevenção e combate ao mosquito. Esse estudo identifica os bairros que merecem maior atenção dos agentes de combate às endemias, que desde a segunda-feira (4) estão fazendo uma verdadeira varredura para eliminar os criadouros e orientar a população sobre a sua importante contribuição para evitar a proliferação do Aedes Aegypti.
Os bairros que estão recebendo a intensificação são os que apresentaram maior positividade para larvas do mosquito no ADL: Caiçara, Samambaia, Sítio do Campo e Antártica. Diante desses dados, a intensificação está acontecendo, de 4 a 15 de novembro, no Caiçara e Samambaia e, de 18 a 29, no Sítio do Campo e no Antártica. As ações consistem desde as visitas casa a casa dos agentes, procurando os ovos e larvas, como também as atividades educativas do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), que estão intensificadas nesses bairros durante o mês de novembro.
“Com a intensificação pós-ADL a gente consegue dar uma atenção aos bairros em que o índice deu mais alto e combater a criação de mosquitos adultos. Então, onde tem mais larva a gente procura eliminar para que não tenha um aumento de casos. O objetivo é interromper o ciclo de reprodução da dengue no ovo e na larva, não deixando lugar para o mosquito se reproduzir”, explica a diretora da Divisão de Saúde Ambiental de Praia Grande, Maria Fernanda Gonçalves.
LEIA MAIS: Peixe barrigudinho é arma eficaz no combate à dengue em Praia Grande
Além de medir a quantidade de larva do mosquito existente em cada área do Município, a análise permitiu identificar em quais recipientes ela mais foi encontrada. E o campeão continua sendo o pratinho de vaso de plantas. “Essa visita nas casas é também para conscientizar as pessoas de que o problema continua sendo o pratinho do vasinho de planta. Por isso, pedimos para que a população deixe nossos agentes entrarem nos imóveis, eles estão uniformizados, com crachá de identificação, e circularão por esses bairros nesse mês de novembro”, enfatiza Maria Fernanda.
Pontos estratégicos – Outro local que está recebendo maior atenção dos agentes de combate às endemias neste período são os pontos estratégicos, casos de cemitério, desmanche de veículos, borracharias e locais de reciclagem de materiais. Mesmo os pontos de baixo risco existentes nos quatro bairros elencados receberão ação específica, com aspersão de veneno, além do trabalho com o larvicida que já é feito comumente.
As armadilhas ovitrampas, criadas para capturar o mosquito Aedes Aegypti, também continuam sendo usadas na luta contra o mosquito transmissor das arboviroses. Instaladas em lugares de maior risco, as armadilhas seguem sob monitoramento e servem para indicar os tipos de mosquitos que estão sobrevoando por aquele local, ampliando as possibilidades de vigilância e ação dos técnicos da Sesap.
IEC – Ao longo do mês, o setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Divisão de Saúde Ambiental da Sesap, tem feito ações educativas em diversas localidades, interligada com a intensificação pós-ADL efetuada pelos agentes de combate às endemias. Confira a programação:
Dia 04 – Usafa Samambaia (roda de conversa)
Dia 05 – EM Dr. Wilson Guedes, Bairro Samambaia (roda de conversa)
Dia 06 – EE Professor Antônio Lopes da Silva, Bairro Samambaia (palestra)
Dia 07 – Feira livre do Samambaia (orientação)
Dia 08 – EE Deputado Rubens Paiva, Samambaia (palestra)
Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses (10 a 14.11)
Dia 11 – Usafa Caiçara (roda de conversa)
Dia 12 – EM Vereador Felipe Avelino Moraes, Caiçara (palestra)
Dia 13 – Terminal Tude Bastos (estande) + EM São Francisco de Assis (Palestra EJA noite)
Dia 14 – EE Professor Laudelino Fernandes dos Santos, Caiçara (palestra) + EM Albert Einstein (palestra EJA noite)
Dia 18 – Usafa Antártica (roda de conversa) + CEEJA, Boqueirão (palestra)
Dia 19 – EE Professora Sylvia de Mello, Antártica (palestra)
Dia 20 – Feriado da Consciência Negra (sem atividades)
Dia 21 – EM Thereza Magri, Antártica (roda de conversa)
Dia 22 – Usafa São Jorge (roda de conversa)
Dia 25 – Usafa Tude Bastos (roda de conversa)
Dia 26 – EM José Júlio Martins Baptista, Sítio do Campo (roda de conversa)
Dia 27 – EE Oswaldo Toschi, Sítio do Campo (roda de conversa)
Dia 28 – EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, Sítio do Campo (roda de conversa)
Dia 29 – CAMP, Sítio do Campo (palestra)
Faça a sua parte – A população também precisa fazer a sua parte na guerra contra o mosquito Aedes Aegypti, pois mais de 90% dos focos do mosquito estão nas residências. Veja como:
- Mantenha a caixa d’água bem fechada e coloque uma tela no ladrão da caixa d’água;
- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
- Elimine os pratinhos de vasos de plantas ou coloque areia até a borda do prato;
- Mantenha os ralos telados e limpos jogando sal e cloro;
- Mantenha latas e garrafas com a boca virada para baixo e pneus em locais cobertos;
- Faça sempre a manutenção de piscinas ou fontes usando os produtos químicos apropriados.
Outra dica é descartar os pneus velhos e outros itens que acumulam água em um dos Ecopontos do Município. Os endereços podem ser consultados na Carta de Serviços, disponível no site (www.praiagrande.sp.gov.br).
Denúncia – Caso o munícipe queira fazer uma denúncia sobre focos de dengue, ele poderá entrar em contato com a Ouvidoria SUS (telefones 0800-773-3020 / 3472-9764, e-mail: atendimentosaude@praiagrande.sp.gov.br ou presencialmente na Rua João de Souza, s/n°, Mirim, segunda à sexta, das 9h às 16h) para que a equipe da Saúde Ambiental seja acionada e possa fazer uma vistoria na casa.
As equipes fazem ainda a soltura de peixes da espécie Lebiste, conhecido como Barrigudinho, em grandes locais com água parada. Esse peixe come as larvas e ovos do Aedes Aegypti e de outros mosquitos.
SAIBA MAIS: Prefeitura notifica proprietários de terrenos vagos e imóveis em estado de abandono ou má conservação
Vacinação – A vacinação contra a dengue permanece à disposição de crianças e adolescentes de 10 e 14 anos. Para receber esta vacina é necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou de um responsável e apresentar documento com foto, carteira de vacinação e comprovante de residência dos pais ou do responsável. Importante lembrar que o esquema vacinal deste imunizante é composto por duas doses. Portanto, se já passaram três meses que seu filho recebeu a primeira dose, procure o posto de saúde para completar a vacinação contra a dengue.
A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, nas 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas). As unidades que funcionam em horário estendido (Forte, Guilhermina, Mirim I, Samambaia e Vila Sônia) oferecem vacinas das 17h às 19h. Já aos finais de semana e feriados, das 9 às 15 horas, o Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação) funciona como polo de vacinação para ajudar quem não consegue ir às Usafas durante a semana.
Sintomas – Em caso de sintomas como febre alta de início súbito, dores pelo corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, a pessoa pode procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) na qual está cadastrada. Em caso de sangramento, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, aumento do fígado ou acúmulo de líquido, o munícipe deve se dirigir às Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia ou Quietude ou o Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina.